CAS vai debater inclusão de aprendiz nas cotas para pessoas com deficiência em empresas



O projeto de lei que permite às empresas incluírem aprendizes no cálculo para cumprimento de cota reservada a pessoas com deficiência teve sua votação suspensa até a realização de audiência pública para discutir o assunto. A matéria estava na pauta desta quarta-feira (20) da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para votação em decisão terminativa.

A iniciativa para a realização da audiência é do senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Ele considera importante avaliar os aspectos favoráveis e os críticos da proposta. Segundo disse, o texto a ser aprovado poderá prejudicar as pessoas com deficiência, em vez de beneficiá-las, como é a intenção do projeto.

A proposta (PLS 118/2011) é de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e altera a Lei 8.213/1991 para determinar que pessoas com deficiência na condição de aprendizes poderão ser computadas para o cumprimento da cota de 2% a 5% do total de empregos que empresas com mais de cem empregados devem destinar a deficientes.

O autor argumenta que muitas empresas têm dificuldade de preencher as vagas previstas devido à falta de mão de obra especializada entre as pessoas com deficiência. Com o projeto, ele quer incentivar a capacitação desse grupo e estabelecer que a exigência legal possa ser cumprida também por aprendizes.

O relator, senador Armando Monteiro (PTB-PE), observou que o número de pessoas com algum tipo de deficiência empregadas corresponde a 1% do contingente total de empregos formais existentes no país. Em sua avaliação, o incentivo à contratação de aprendiz “contribui para elevar o número de pessoas com deficiência mais qualificadas para enfrentar os crescentes desafios do mundo laboral”.

Ao defender a realização da audiência, o senador Wellington Dias (PT-PI), que foi relator da matéria na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), ressaltou a necessidade de elaborar um texto que seja passível de aplicação pelas empresas, o que pode ser feito com a contribuição dos especialistas convidados.

A data da audiência ainda será definida pela Comissão.



20/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim cobra cumprimento de cotas para pessoas com deficiência nas empresas

Subcomissão vai debater inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Cotas para negros e pessoas com deficiência no mercado de trabalho em discussão

Inaugurado centro para inclusão de pessoas com deficiência

Memorial da Inclusão realiza oficina para pessoas com deficiência

Livro reúne dicas para inclusão de pessoas com deficiência