CDHU e CPFL fazem parceria para implantar aquecimento solar



Protocolo que será assinado dia 5, prevê ações para a redução do consumo de energia

A Secretaria da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a CPFL Energia firmam nesta quarta-feira, 5, Protocolo de Cooperação para implementar projetos e ações que promoverão o uso eficiente de energia elétrica em conjuntos habitacionais de baixa renda. O documento será assinado pelo secretário da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, e pelo vice-presidente de Distribuição do Grupo CPFL Energia, Hélio Viana, em São Paulo, às 11h, na Rua Boa Vista, 170, 15o andar, auditório da Secretaria.

Trata-se de um esforço conjunto para reduzir o consumo de energia elétrica nos conjuntos habitacionais da CDHU, principalmente durante o horário de pico do sistema elétrico. O protocolo estabelece que a CPFL Energia, por intermédio de suas distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga, se compromete a doar e instalar sistema de aquecimento solar para água do chuveiro em seis mil moradias, em municípios da área de concessão da CPFL, ainda a serem definidos.

O acordo prevê também a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas de alta eficiência energética. Todos os custos do projeto e serviços de instalação serão assumidos pela CPFL Energia, o que significa que nenhum valor será repassado aos moradores.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a parceria inclui ações e eventos sociais que visam promover a conscientização e orientar a população sobre o uso racional, eficaz e seguro de energia elétrica, e que contribua com a redução do valor da conta de luz. Outra medida prevista no documento é a atualização do cadastro dos consumidores para constatar se estão enquadrados na Tarifa Residencial de Baixa Renda, de acordo com a legislação em vigor.

Em março deste ano, a CDHU assinou protocolo semelhante com a Bandeirante Energia para a instalação de aquecimento solar em 4.800 moradias distribuídas em 28 municípios. As medidas previstas nesses protocolos estão de acordo com o Programa de Eficiência Energética (PEE), previsto na legislação em vigor e nas Resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que regulamentam a matéria.

As novas tipologias de construção adotadas recentemente pelo Governo do Estado incluem a instalação de aquecedores solares, ao lado de outros itens que contribuam com o uso racional dos recursos naturais como, por exemplo, a medição individualizada de água e o uso de estruturas metálicas em substituição ao madeiramento dos telhados.

Serviço

Assinatura de Protocolo de Cooperação entre a CDHU e a CPFL
Dia 5, quarta-feira, às 11 horas
Secretaria de Estado da Habitação
Rua Boa Vista, 170 15º andar, Centro - São Paulo

Da CDHU



11/05/2008


Artigos Relacionados


CDHU assina acordo para instalação de aquecimento solar em Mogi das Cruzes

CDHU aposta em aquecimento solar nos conjuntos habitacionais

Mais de 183 mil casas têm aquecimento solar no Brasil

CCT defende aquecimento solar em casas populares

Fussesp faz parceria com Sesi para implantar projeto

Habitação realiza palestra sobre aquecimento solar em moradias populares