CDR aprova criação de Zonas de Processamento de Exportação



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou, nesta quinta-feira (3), quatro projetos de criação de Zonas de Processamento de Exportação ( ZPEs ), a serem instaladas em Colatina (ES), Uberlândia (MG), Juiz de Fora (MG) e João Monlevade (MG). Os projetos seguem para exame e deliberação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A presidente da CDR, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), anunciou que, na tarde de quarta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que disciplina as ZPEs. Segundo a senadora, cabe agora aos governadores apresentar um projeto específico para cada zona aprovada em seu respectivo estado junto ao Conselho Nacional das ZPEs, que tem a atribuição de analisar as propostas e aprovar os projetos industriais correspondentes.

Ao relatar o projeto que cria a ZPE em Uberlândia, o senador José Nery (PSOL-PA) lembrou que a Lei nº 11.508/07, que dispõe sobre o regime tributário, cambial e administrativo das ZPEs, exige que os municípios contemplados tenham acesso fácil a portos e aeroportos, e disse que Uberlândia preenche este e os outros requisitos previstos na legislação.

Segundo o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que relatou, em bloco, os projetos de criação de ZPEs em Colatina, Juiz de Fora e João Monlevade, a iniciativa trará redução das desigualdades regionais, tão acentuadas no processo de desenvolvimento brasileiro.

Ao presidir a reunião, o senador Gim Argello (PTB-DF) ressaltou a importância da criação das ZPEs, observando que elas trazem criação de empregos e desenvolvimento econômico, especialmente tecnológico, com 80% de sua produção para o exterior e apenas 20% para o mercado interno. Ele lembrou que a CDR já aprovou 52 projetos de criação de ZPEs que agora devem seguir para a CAE.

Gim Argello afirmou, ainda, que 142 países no mundo já se beneficiam das ZPEs e que o Brasil precisa se valer dessa janela aberta para o desenvolvimento, como já o fazem o Chile e o Uruguai, com grande êxito.

O senador Inácio Arruda (PC do B-CE) destacou que se trata de uma experiência nova para o Brasil, mas representa um exemplo que tem dado certo em países tão díspares como a China, a Irlanda e até os Estados Unidos, em suas áreas de menor desenvolvimento. Ele lembrou que o Brasil tem mostrado potencialidades de exportação que poucos imaginavam possíveis, como pedras preciosas e minérios raros como fosfatos, urânio e selênio.

Ao congratular a CDR pela aprovação da ZPE de Colatina, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) disse que 40 empresas estrangeiras já são candidatas a se instalarem em Vila Velha (ES), uma das primeiras ZPEs aprovadas no Congresso.

Camata manifestou satisfação diante da libertação da ex-senadora Ingrid Betancourt na Colômbia e propôs à CDR um voto de regozijo pelo fato, o que foi aprovado.

03/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR aprova criação de dez Zonas de Processamento de Exportação

CDR aprova criação de três zonas de processamento de exportação

CDR examina criação de Zonas de Processamento de Exportação

Senadores propõem criação de novas Zonas de Processamento de Exportação

Senadores propõem criação de novas Zonas de Processamento de Exportação

CAE aprova projetos que criam 46 Zonas de Processamento de Exportação