CDR fará debate sobre segurança nas fronteiras




Figueiró destaca necessidade de maior apoio aos municípios fronteiriços na ações de segurança

Foi aprovado nesta quarta-feira (28) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) requerimento do senador Rubem Figueiró (PSDB-MT) para realização de audiência pública sobre a segurança pública nas fronteiras brasileiras, em especial na fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Figueiró sugere que seja convidado o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Coimbra; a diretora-geral da Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice Nascimento Souza; o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Freitas Barreto, além de representantes do Ministério da Defesa e da Secretaria de Segurança do governo de Mato Grosso do Sul.

O autor do requerimento aponta a necessidade de maior apoio aos municípios fronteiriços, para que possam cumprir as funções de proteção e segurança.

- A faixa de fronteira é de 16 mil quilômetros, dos quais mil quilômetros estão no Mato Grosso do Sul. A fronteira é uma área sensível no que concerne à segurança e defesa nacional – frisou, ao destacar ações de repressão ao contrabando e tráfico de armas e de drogas.

Ao apoiar o requerimento, o presidente da CDH, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), destacou a preocupação de Figueiró com a situação não apenas de municípios fronteiriços do Mato Grosso do Sul, mas também com as ações necessárias ao longo de toda a fronteira brasileira.

Já o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) sugeriu que os integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) também sejam convidados para o debate.

Ao final da reunião, Valadares informou que dois projetos que constaram da pauta desta quarta-feira serão votados na próxima semana. São eles o PLS 49/2013, que prorroga o prazo de benefícios fiscais a empresas atuantes nas áreas de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o PLS 622/2011, que prevê anistia para agricultores com dívidas de até R$ 30 mil.



28/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ fará debate sobre cobrança de ICMS sobre petróleo e energia

Capiberibe relata debate na Alemanha sobre 'sustentabilidade sem fronteiras'

CAE fará debate sobre aviação regional

Segurança: Polícia Militar promove debate sobre segurança nas escolas

Segurança: Polícia Militar promove debate sobre segurança nas escolas

CCJ fará debate sobre compra de terra por estrangeiros