CDR pode votar projeto que prevê condições dignas para dependências de empregado doméstico



O projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que visa garantir "condições dignas" ao chamado "quarto de empregada" está na pauta da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), que se reúne nesta quinta-feira (9). Essa proposta (PLS 212/08) altera o Estatuto da Cidade para determinar - nas instalações reservadas à moradia e à área de serviço dos trabalhadores domésticos - requisitos mínimos de espaço para quartos e banheiros, ventilação, iluminação, conforto, privacidade e qualidade dos equipamentos utilizados.

O relator da matéria nessa comissão é o senador Jayme Campos (DEM-MT), que apresentou voto favorável à sua aprovação, com uma emenda. Além de tramitar na CDR, o texto ainda terá de ser votado, em decisão terminativa, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

A CDR também poderá votar nesta quinta-feira o projeto de lei do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que trata do risco de crédito nas operações financeiras com recursos dos fundos constitucionais: Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNO), Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

No texto da proposta (PLS 239/08), Jereissati afirma que é preciso uma regulamentação que, ao tratar do risco dessas operações, evite seu "desvirtuamento". Ao citar como exemplo as linhas de empréstimo que beneficiam programas como o Pronaf grupos A, B, A/C, o Pronaf Floresta e o Pronaf Semi-Árido, ele declara que "essas linhas de empréstimo isentam por completo os agentes financeiros do risco do crédito, o que significa que o agente financeiro que faz a análise do risco do crédito não assume nenhuma responsabilidade caso o mesmo não seja pago".

O projeto de Jereissati recebeu voto favorável de seu relator na CDR, senador Marco Maciel (DEM-PE), que apresentou quatro emendas ao texto. A matéria ainda terá de ser apreciada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de ser votada no Plenário do Senado.

Na segunda parte da reunião da CDR, a comissão deverá debater o relatório da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) sobre o PLC 119/06 - projeto de lei apresentado pelo Executivo que recria a Superintendência do Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco). Também está prevista a discussão do relatório do senador Cícero Lucena (PSDB-PB) ao projeto de lei (PLS 303/08) que autoriza a criação da Agência de Fomento do Centro-Oeste, de autoria de Lúcia Vânia.

A reunião será realizada a partir das 10h, na sala 13 da ala Alexandre Costa do Senado.



08/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS pode votar contrato de experiência para empregado doméstico

Projeto exige condições mínimas em dependências de empregada doméstica

Despesa com empregado doméstico pode ficar totalmente isenta do IR

Projeto amplia prazo para dedução no imposto de renda do pagamento previdenciário de empregado doméstico

CCJ adia votação de projeto da Lei do Empregado Doméstico

Volta à CAS projeto que isenta do IR despesa com empregado doméstico