CE analisa proposta que permite concessão de bolsas do Prouni em instituições públicas não-gratuitas



Projeto do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) que modifica a lei que instituiu o Programa Universidade para Todos (Prouni) permitindo a adesão de instituições públicas estaduais e municipais não-gratuitas a programas de bolsa de estudos deve ser votado na terça-feira (12) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Atualmente, somente têm acesso ao Prouni os estudantes de instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos, beneficentes ou não.

O senador argumenta que, sem o amparo do Prouni, "dificulta-se de maneira injustificada o acesso de estudantes carentes a essas instituições de ensino não beneficiadas pela legislação em vigor, que, assim como os estabelecimentos privados, funcionam com base na cobrança de encargos educacionais".

O relator do projeto (PLS 85/07), que será apreciado em decisão terminativa na CE, é o senador Cícero Lucena (PSDB-PB).

A CE também deve votar, em turno suplementar, o substitutivo ao projeto que institui eleição direta para diretores de escolas públicas, com a participação de professores, funcionários, alunos e pais. O projeto (PLS 344/07) estabelece a realização de eleições diretas nas escolas de ensino fundamental, médio e técnico das redes públicas federal, estadual e municipal. O diretor eleito terá um mandato de, no mínimo, dois anos. A relatora da matéria, que será votada também em decisão terminativa na CE, é a senadora Fátima Cleide (PT-RO).

Outra proposição que deve ser votada em turno suplementar é o substitutivo do senador Papaléo Paes (PSDB-AP) ao projeto (PLS 459/07) do senador Gim Argello (PTB-DF) que autoriza a criação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Distrito Federal (Cefet-DF).

Também estão na pauta da CE o PLS 454/07, que autoriza a criação da Escola Técnica Federal de Luziânia, em Goiás, de autoria do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), e o PLS 675/07, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que autoriza a criação da Escola Técnica Federal de Santo Antônio do Descoberto.

A reunião da CE, que é presidida pelo senador Cristovam Buarque, está marcada para as 11h.

08/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova inclusão de instituições públicas estaduais e municipais não-gratuitas no Prouni

Proposta permite a estudantes estrangeiros receber bolsas do Prouni

Instituições oferecem bolsas remanescentes do Prouni até dia 5 de abril

Governo vai mudar critério de isenção para instituições com bolsas do ProUni

Bolsas remanescentes do ProUni podem ser distribuídas para alunos das instituições

ProUni tem novo critério para que instituições recebam isenção fiscal por bolsas