Comissão aprova inclusão de instituições públicas estaduais e municipais não-gratuitas no Prouni



Em decisão terminativa, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta quarta-feira (27) projeto do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) que permite a inclusão, no Programa Universidade para Todos (Prouni), de instituições públicas estaduais e municipais não-gratuitas. A proposição recebeu voto favorável do relator, senador Cícero Lucena (PSDB-PB),

O projeto (PLS 85/07) determina que o Prouni deixará de referir-se apenas a instituições privadas de ensino superior, criando a possibilidade de aderirem ao programa "as instituições de educação superior públicas, mas não-gratuitas, que, por força do disposto no art. 242 da Constituição Federal, foram excepcionalizadas do princípio da gratuidade da educação nos estabelecimentos oficiais".

"Sem o amparo do Prouni, dificulta-se, de maneira injustificada, o acesso de estudantes carentes a essas instituições de ensino, que, assim como os estabelecimentos privados, funcionam com base na cobrança de encargos educacionais", afirm Marconi Perillo.

Outro projeto (PLS 454/07) aprovado pela CE de autoria do senadorMarconi Perillo autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal em Luziânia (GO). A matéria foi relatada pelo senador Adelmir Santana (DEM-DF).

Também foi aprovado projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) para autorizar o Poder Executivo a criar a Escola Técnica de Santo Antônio do Descoberto, igualmente em Goiás. A relatora foi a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).

A CE aprovou ainda requerimento do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) para a realização de audiência pública com o objetivo de debater o desempenho dos atletas brasileiros nas Olimpiadas de Pequim. A senadora disse que o objetivo da discussão é preparar os brasileiros para as futuras Olimpiadas.

Foram aprovados, na mesma reunido, projeto do senador Jayme Campos (DEM-MT) que denomina senador Jonas Pinheiro a rodovia BR 163; e projeto do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que denomina "Contorno Oeste Ottomar de Souza Pinto" o trecho do contorno Oeste de Boa Vista , no estado de Roraima, que faz a ligação da BR 174 Norte à BR 174 Sul.

Também foram aprovados na CE projeto de lei do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que cria o Dia da Integração Jurídica Latino-Americana (PLS 673/07) e projetos de lei da Câmara instituindo o Dia do Advogado, o Dia Nacional do Despachante Documentalista e o Dia Nacional do Engenheiro de Alimentos. Outro projeto aprovado denomina Viaduto Haidée Jayme Ferreira a viaduto localizado na BR-153, em Anápolis (GO).



27/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE analisa proposta que permite concessão de bolsas do Prouni em instituições públicas não-gratuitas

Comissão de Educação analisa participação da União no financiamento de universidades estaduais e municipais

Senado aprova projeto que garante recursos para defensorias públicas estaduais

Prouni abre inscrições para instituições privadas

Instituições de ensino irregulares não poderão participar do Prouni

Irregularidade fiscal tira 266 instituições particulares do Prouni