CE aprova criação do prêmio Celso Furtado para estudos de economia



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta terça-feira (1º) parecer do seu presidente, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), favorável a projeto da Câmara que institui o Prêmio Nacional Destaque em Economia e Desenvolvimento Celso Furtado. O prêmio tem o objetivo de estimular a produção e a divulgação de trabalhos que analisem e orientem a tomada de decisões políticas relativas a aspectos do desenvolvimento econômico e social brasileiro.

O senador Marco Maciel (DEM-PE), convidado por Cristovam para presidir a reunião da CE durante a votação do parecer, elogiou a iniciativa, afirmando que o economista Celso Furtado (1920-2004) merece a homenagem por sua contribuição ao desenvolvimento do Brasil. Já a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) afirmou que o projeto servirá para perpetuar a memória "de um homem que muito contribuiu para o desenvolvimento social e econômico do país".

De acordo com o projeto, o prêmio será concedido anualmente a economistas brasileiros pelo órgão do Poder Executivo encarregado do planejamento para o desenvolvimento do país. Para tanto, será constituída uma comissão especial integrada por representantes de departamentos de economia de universidades públicas brasileiras e de ministérios de áreas afins e por economistas de notório saber.



01/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inscrições para Prêmio Celso Furtado 2012 são prorrogadas

Inscrições para Prêmio Celso Furtado 2012 vão até dia 30 com premiação de R$ 200 mil

Abertas inscrições para o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional

Prêmio Celso Furtado será lançado em Pernambuco

Senado manifesta apoio à candidatura de Celso Furtado ao Nobel de Economia

Prêmio Celso Furtado 2012 será apresentado no Rio de Janeiro