CE aprova projetos dando nome de personalidades a aeroportos e estradas



A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (27) quatro projetos que homenageiam personalidades da vida política e cultural do país, dando os nomes de Jorge Amado, Omar Fontana e Renato Moreira, respectivamente, aos aeroportos de Ilhéus (BA), ao de Congonhas (SP), e ao da cidade de Imperatriz (MA), além de nomear Rodovia Deputado Flávio Derzi, trecho da BR-158, no Mato Grosso do Sul.

O senador Antonio Carlos Júnior (PFL-BA) relatou favoravelmente, aperfeiçoando-o com duas emendas, o projeto da Câmara dos Deputados que acrescenta o nome do escritor Jorge Amado ao Aeroporto de Ilhéus. "É certamente louvável a iniciativa do eminente deputado Roland Lavigne de prestar essa homenagem ao baiano Jorge Amado - o mais conhecido e traduzido escritor brasileiro", afirma o relator em seu parecer. A matéria agora vai a Plenário.

Por iniciativa do senador Romeu Tuma (PFL-SP) o Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo, será acrescido do nome Comandante Omar Fontana, conforme o substitutivo apresentado pelo relator, senador Geraldo Althoff (PFL-SC). No texto original, Tuma propunha a substituição do antigo nome do aeroporto pelo do homenageado. No entanto, o relator o observou que há um entendimento no Congresso Nacional de que o nome da personalidade homenageada deve ser acrescido à denominação oficial em vigor, para preservar inalterada a identificação das instalações aeroportuárias. O projeto é terminativo e só irá a Plenário se houver recurso nesse sentido de pelo menos nove senadores.

Ao defender seu projeto, Tuma lembrou que Omar Fontana gostava de ser chamado de piloto, lembrando que, há poucos anos, era comum encontrá-lo pilotando os aviões da companhia que fundou. Falecido no dia 8 de dezembro de 2000, aos 73 anos, Omar Fontana ocupava a presidência do Conselho de Administração e Controle da Transbrasil.

O senador Gilvam Borges (PMDB/AP) acolheu, como relator, projeto do deputado Pedro Fernandes que denomina Aeroporto de Imperatriz - Prefeito Renato Moreira, o aeroporto daquela cidade. Renato Moreira foi prefeito por duas vezes de Imperatirz, tendo sido assassinado em seu segundo mandato. O projeto vai agora à apreciação do Plenário.

O senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) apresentou parecer a favor à proposição do ex-senador Pedro Ubirajara (PMDB-MS), que homenageia o deputado Flávio Derzi, dando seu nome a trecho da Rodovia BR-158, que liga as cidades de Três Lagoas e Cassilândia. O projeto foi aprovado em caráter terminativo.

27/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projetos dão o nome de Juscelino a estradas federais

Personalidades que difundiram o nome do Brasil serão condecoradas em cerimônia pelo Dia da Vitória

Congresso deve votar PAC para liberar investimentos em aeroportos, portos e estradas, diz Mercadante

CCJ aprova criação de Menção Honrosa para homenagear personalidades que contribuam para a atividade científica pacífica

Paim registra projetos de novos aeroportos no Rio Grande do Sul

Anac abre chamada pública para projetos de concessão de aeroportos