CE autoriza criação de escola de segurança pública



O governo federal poderá criar a Escola Nacional de Segurança Pública e Proteção Social, segundo estabelece o Projeto de Lei do Senado 372/07, de autoria do senador Renato Casagrande (PSB-ES), que recebeu, nesta terça-feira (5), parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposta será ainda examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa.

VEJA MAIS

O projeto tem caráter autorizativo, ou seja, permite a criação da escola pela União. A instituição seria localizada em Brasília e teria, entre seus objetivos, os de elaborar currículos e programas de formação de profissionais de segurança em todo o país e "estudar e propor soluções para os problemas de violência e assimetria social".

- Esta iniciativa foge do conceito de enfrentamento pela força. Precisamos trabalhar no sentido de promover o combate à criminalidade de forma inteligente - disse Casagrande durante a reunião.

Em seu voto favorável ao projeto, o relator ad hoc, senador Flávio Arns (PT-PR), concordou com a necessidade de se fortalecer a formação dos profissionais do setor. E sugeriu a realização, ainda neste ano, pelo Senado, de um grande debate sobre a questão da violência - especialmente no que se refere à ação do tráfico de drogas.

Durante a discussão da matéria, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) disse ter certeza de que o governo se "sensibilizaria" pela proposta de criação da escola. Por sua vez, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) demonstrou grande preocupação com o crescente poder dos traficantes em diversos estados do país, inclusive no que diz respeito à sua influência sobre as eleições municipais de outubro.

Royalties

A pedido do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), o presidente da comissão, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), concedeu vista coletiva do projeto de lei de autoria do próprio Cristovam (PLS 116/08) que estabelece a aplicação em programas de educação básica, ciência e tecnologia de royalties derivados da exploração do petróleo e gás destinados a estados e municípios. O projeto contou com voto favorável do relator ad hoc, o senador Marco Antonio Costa (DEM-TO).

Ao pedir vista do projeto, Dornelles concordou com a necessidade de se estabelecerem regras mais claras para a destinação dos royalties provenientes da exploração de petróleo e gás. Mas observou que os royalties podem ser considerados uma receita originária dos estados. Ou seja, apenas por meio de uma proposta de emenda à Constituição, a seu ver, os estados poderiam ser obrigados a seguir uma regra sobre o uso dos royalties.

Durante o debate, Camata disse que já existe uma lei em vigor no Espírito Santo que define como serão gastos os recursos provenientes dos royalties pela exploração de petróleo e gás. Por sua vez, o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) chegou a pedir a Dornelles - sem êxito - que este suspendesse o pedido de vista, sob o argumento de que o projeto ainda seria analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Dois outros projetos receberam parecer favorável da CE. O primeiro (PLC 22/08), cujo relator foi o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), denomina Engenheiro Civil JJ Lopes de Brito o viaduto localizado no quilômetro 519 do anel de contorno sobre a rodovia BR-324, em Feira de Santana (BA). O segundo projeto (PLC 42/08), cuja relatora foi a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), institui o Dia Nacional do Auditor Fiscal do Trabalho em 28 de janeiro, data em que - há quatro anos - foram assassinados servidores que investigavam a existência de trabalho escravo em Unaí (MG).

A comissão decidiu ainda, seguindo relatório elaborado pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), pelo arquivamento de ofício relativo a estudo sobre a aplicação de recursos destinados à educação no Rio Grande do Sul. E aprovou requerimento apresentado por Flávio Arns, de realização de audiência pública sobre o paraesporte no Brasil e suas implicações na qualidade de vida e inclusão social das pessoas com deficiência. 



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande defende criação de Escola Nacional de Segurança Pública

Casagrande propõe criação de Escola Nacional de Segurança Pública

Casagrande propõe criação de escola para buscar soluções para violência e crise na segurança pública

Estado autoriza criação de escola em Santo André

PROJETO DE LUZIA AUTORIZA CRIAÇÃO DE ESCOLA AGROTÉCNICA

CE autoriza criação de escola técnica na cidade goiana de Valparaíso