CE debate influência da TV sobre os valores éticos da sociedade
O autor de telenovelas Sílvio de Abreu é um dos convidados da audiência pública marcada para debater a influência da televisão na formação e na estruturação dos valores éticos, morais e de cidadania em nossa sociedade. O debate será realizado pela Comissão de Educação (CE) nesta quarta-feira (6), a partir das 10 h. Também foram convidados para a discussão o professor de filosofia Roberto Romano e o presidente da Televisão América Latina (TAL), Gabriel Priolli.
O autor do requerimento para a realização da audiência, senador Pedro Simon (PMDB-RS), afirmou que a primeira vez que sugeriu esse debate foi em julho de 2006, "no calor de entrevista concedida por Sílvio de Abreu à revista Veja", explicou. Por ser um ano eleitoral, a audiência não pôde ser realizada.
À época, Silvio de Abreu trabalhava no desfecho da novela Belíssima, da TV Globo, que havia chegado à audiência de 59 pontos no Ibope. Na entrevista, o autor de telenovelas afirmara: "Uma parcela das espectadoras já não valoriza tanto a retidão de caráter. Para elas, fazer o que for necessário para se realizar na vida é o certo".
Sílvio de Abreu, segundo a matéria citada por Simon, se confessava chocado com a descoberta de que o público mudou seu modo de encarar os desvios de conduta dos personagens. Em março deste ano, com o entendimento de que o assunto mantinha-se atual,o senador voltou a apresentar o requerimento de debate sobre o papel da televisão na formação dos valores éticos.
Simon é autor do projeto que propõe a inclusão, nos currículos do ensino médio e fundamental, de matéria que ensine, valorize e proporcione o desenvolvimento dos valores éticos, morais e de cidadania. Já aprovado no Senado, o projeto (PLS 63/06) tramita na Câmara dos Deputados.
04/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE aprova projeto que insere disciplina sobre valores éticos no currículo escolar
MARINA DEFENDE ENSINO DE VALORES ÉTICOS AOS JOVENS
Fernando Collor relata debate sobre influência da China na África
Garibaldi diz esperar que debate com Dilma na CI seja pautado por "limites éticos"
Garibaldi diz esperar que debate com Dilma na CI seja pautado por "limites éticos"
Arns conclama sociedade a rever valores diante da Campanha da Fraternidade