CE aprova projeto que insere disciplina sobre valores éticos no currículo escolar



A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (4), por unanimidade, projeto do senador Pedro Simon (PMDB-RS) com a finalidade de inserir no currículo dos ensinos fundamental e médio disciplina dedicada ao desenvolvimento dos valores éticos e de cidadania. De acordo com substitutivo apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a proposta, que recebeu decisão terminativa na comissão, integrará a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394/96). O projeto ainda será examinado pela CE em turno suplementar.

Pelo projeto (PLS 63/06), a nova disciplina deve incluir, entre outras diretrizes, a defesa do pluralismo, a rejeição de qualquer forma de preconceito ou discriminação e o estímulo à ação comunitária. Esse componente curricular também, de acordo com a proposta, deve estar presente nos cursos de formação dos profissionais de educação.

O autor informou que já havia apresentado anteriormente a proposição, que foi arquivada sem análise de mérito. No entanto, disse, como o tema ainda é atual e necessário, voltou a apresentá-la. Simon destacou ainda que a proposta não é similar à disciplina de Educação Moral e Cívica do período da ditadura militar, que apresentava aspectos de autoritarismo.

- A proposta tem por finalidade romper a visão cada vez mais predominante de que a escola deve tão-somente transmitir informações e saberes que tenham utilidade para a vida profissional ou para a continuidade dos estudos -ressaltou Simon.

Na opinião do relator da matéria, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o objetivo desse projeto é evitar que se repitam no país crises como a que enfrenta o Brasil neste momento. Para ele, é na infância e na adolescência que se formam os valores do cidadão.

Rodovia

O trecho da rodovia BR-482, entre o entroncamento com a BR-101, no estado do Espírito Santo, e a divisa com Minas Gerais poderá receber a denominação "Rodovia Engenheiro Fabiano Vivacqua". Projeto (PLS 75/06) com essa finalidade, de autoria do senador Gerson Camata (PMDB-ES), foi aprovado em decisão terminativa na CE. A matéria foi relatada pelo senador Aelton Freitas (PL-MG).

Na mesma reunião, a CE ainda aprovou, também em decisão terminativa, 20 projetos de decreto legislativo, de autoria do Poder Executivo, para conceder, autorizar ou permitir a execução de serviço de radiodifusão sonora ou de imagens em várias cidades brasileiras. Um dos projetos, relatado pelo senador Romeu Tuma, autoriza a Associação para o Desenvolvimento Sustentável de Ribeira (ADS Ribeira) a executar serviço de radiodifusão comunitária na cidade de Ribeira (SP).



04/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova inclusão da disciplina ‘Cidadania Moral e Ética’ no currículo escolar

Subcomissão vai preparar projeto para incluir Música como disciplina obrigatória no currículo escolar

Especialistas em música defendem inclusão de educação musical como disciplina obrigatória no currículo escolar

CE debate influência da TV sobre os valores éticos da sociedade

CE aprova inclusão da temática afro-brasileira no currículo escolar

PROJETO DE LUZIA INCLUI SÍMBOLOS NACIONAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR