CE institui Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância



A Comissão de Educação (CE) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (6), projeto do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que institui a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância. Também foi aprovada emenda ao projeto apresentada pela relatora, senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), para que na semana sejam desenvolvidas atividades de conscientização da comunidade sobre as causas da violência e com a finalidade de se buscar soluções para o problema. O PLS 340/05 recebeu decisão terminativa.

VEJA MAIS

Patrícia Saboya afirma, no seu parecer, que levantamento da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo, revela que cerca de 30% das crianças menores de dois anos que apresentam lesões como fraturas e queimaduras sofreram maus-tratos, na maioria das vezes causados pelos pais ou responsáveis. Essa pesquisa, realizada no Hospital Santa Maria, mostrou que mais de 60% dos casos de maus-tratos identificados em internações de menores na instituição envolviam crianças com menos de um ano.

- Um dado alarmante é que os pais, vítimas de violência doméstica quando crianças, reproduzem nos filhos o mesmo tratamento violento - observa Patrícia Saboya.

Para quebrar esse círculo vicioso, é preciso uma atuação vigorosa do governo e da sociedade, tanto no tratamento dos agressores quanto na prevenção e nos cuidados médicos às vítimas do ponto de vista físico e psicológico, diz Patrícia.

Esse parecer foi lido pela senadora Íris de Araújo (PMDB-GO) como relatora ad hoc, a pedido de Patrícia Saboya. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) e a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) destacaram a importância do projeto. Tuma disse que para o combate a esse tipo de violência é importante a participação da comunidade por meio de denúncias de vizinhos.

Cícero Dias

A comissão aprovou ainda projeto do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), relatado pelo senador Marco Maciel (PFL-PE), para que se dê o nome do pintor Cícero Dias a trecho de rodovia (BR-101) entre as cidades de Cabo de Santo Agostinho e Palmares, em Pernambuco.

Cícero Dias nasceu em Palmares (PE) em 1907 e morreu em 28 de janeiro de 2003, em Paris, para onde migrou ao deixar o Brasil por problemas políticos durante o governo Vargas, na década de 30, disse Maciel. Uma mostra de obras do pintor está sendo realizada em Curitiba, segundo o senador.

Na França, durante a Segunda Guerra Mundial, Cícero Dias ilustrou poemas do poeta francês Paul Éluard, distribuídos por aviões, estimulando a resistência francesa contra os nazistas, relatou Maciel. O pintor recebeu a Ordem Nacional do Mérito da França.



06/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa debate sobre prevenção da violência por meio de ações na primeira infância

Senado realiza debate sobre políticas para a primeira infância e prevenção da violência

Médicos e artistas debatem prevenção da violência na infância

Proteção à infância e prevenção da violência serão debatidas no Senado

Investir na primeira infância diminui a violência, diz Patrícia Saboya

Números da violência estão ligados à falta de cuidados na primeira infância