CE vai debater reformas educacionais que tiveram sucesso em outros países
Os ministros da Educação da Inglaterra, Índia e África do Sul serão convidados a debater, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), as reformas educacionais promovidas nos seus respectivos países. Eles tomarão parte do II Simpósio e Fórum Público em Educação, Igualdade e Justiça Social, a ser realizado pelo colegiado, em data ainda a ser marcada. A iniciativa é do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que preside a Comissão de Educação; e das senadoras Marisa Serrano (PSDB-MS) e Maria do Carmo Alves (DEM-SE), que se encontra licenciada.
Na reunião da CE desta terça-feira (1º), foi aprovado ainda requerimento de autoria dos senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Cristovam Buarque solicitando a realização de audiência pública para discutir a melhoria das condições da educação em todo país. Serão convidados para o debate cinco professores, um por cada região do país, premiados pelo projeto Educador Nota 10, criado pela Fundação Victor Civita. Os professores irão expor os trabalhos desenvolvidos por eles nas suas respectivas escolas em prol da melhoria do ensino.
Marco Maciel enalteceu, na oportunidade, o trabalho que a Fundação Victor Civita vem realizando pelo fortalecimento do ensino no país, ao mesmo tempo em que elogiou a revista Nova Escola, publicada pela Abril Cultural. O senador informou que a revista é a segunda publicação da Abril mais vendida. Em primeiro lugar está a revista Veja.
Os membros da CE aprovaram ainda requerimento da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) solicitando ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, uma série de informações sobre os recursos e programas de fomento para a área do Teatro. A senadora quer saber, entre outros quesitos, o volume de recursos destinados aos programas do Fundo Nacional de Cultura (FNC) e suas respectivas entidades, no biênio 2005/2007.
Homenagem
Em regime de urgência, a CE também aprovou parecer favorável do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) a projeto (PLC 119/07) do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) que denomina Rodovia Prefeito Nelson dos Santos Gonçalves o anel rodoviário de Volta Redonda (RJ). A matéria vai agora para votação do Plenário do Senado
Dornelles disse que Nelson dos Santos Gonçalves "foi um bravo visionário no que tange aos interesses de sua cidade, sendo o responsável pela execução de um grande plano de obras com vistas a melhorar as condições de circulação e segurança do trânsito de Volta Redonda".
01/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Seminário internacional vai debater experiência de outros países na reforma de códigos processuais
Sérgio Souza diz que eventos paralelos da Rio+20 tiveram mais sucesso do que os oficiais
Sabesp capacita profissionais de outros países
A imunidade parlamentar na Constituição de outros países
Ministério apresenta Bolsa Família a outros países
PEC-PG permite que alunos de outros países estudem no País