Ceará defenderá atuação ampla dos CEUs no estado
Os 45 delegados que representarão o Ceará na III Conferência Nacional de Cultura, que será realizada entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, em Brasília, terão a missão de defender 16 propostas definidas na Conferência Estadual, realizada em setembro deste ano. A plenária do estado definiu como uma de suas reivindicações prioritárias a ampla atuação dos Centros Unificados de Esporte e Cultura (CEUs) para torná-los política pública de estado.
Os cearenses entendem que o CEUs devem ter atuação ampla nos municípios brasileiros e possuir seus Sistemas Municipais de Cultura efetivados. A delegação do estado defenderá ainda a criação de um escritório de representação regional do governo federal para assessorar os municípios do Ceará, Piauí e Maranhão. As unidades regionais reforçam o diálogo entre os entes federativos para a implantação dos programas e ações do Ministério da Cultura (MinC), além de atuarem nas gestões relacionadas ao financiamento público para execução dessas atividades.
Os mais de 500 participantes da Conferência do Ceará também definiram o Programa Cultura Viva, do MinC, como política pública prioritária e levarão à Plenária Nacional a importância do fortalecimento dessa ação e da expansão da rede e manutenção dos Pontos de Cultura existentes.
As proposições cearenses têm como base os quatro eixos temáticos definidos pela Conferência Nacional: implementação do Sistema Nacional de Cultura; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e cultura e desenvolvimento. No próximo dia 1º de dezembro, os delegados de todos os estados estarão juntos na Plenária Final para definir as prioridades de cada um desses temas, no total de 64 diretrizes. A Conferência Nacional terá a participação de 1.126 delegados, com representação de todas as unidades da federação.
Fonte:
21/11/2013 15:44
Artigos Relacionados
Estado do Ceará é incluído na área de atuação da Codevasf
Estado e Prefeitura formalizam união entre CEUs e Fábricas de Cultura
Cultura: Estado e Prefeitura formalizam união entre CEUs e Fábricas de Cultura
Aprovada inclusão do Ceará na área de atuação da Codevasf
Proposta que inclui Ceará na área de atuação da Codevasf em debate
Projeto aprovado na CDR inclui parte do Ceará na área da atuação da Codevasf