Aprovada inclusão do Ceará na área de atuação da Codevasf



A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou proposta para incluir o estado do Ceará na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), com sede regional em Crateús (CE). A proposta segue para votação pelo Plenário do Senado.

Em seu parecer favorável ao PLC 14/2007, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) explicou que a área de atuação da Codevasf já foi expandida para incluir as terras do vale do rio Parnaíba, que corta os estados do Piauí e do Maranhão.

- Agora, a proposta aprovada inclui o Ceará, que tem inúmeros municípios na bacia do rio Parnaíba nos projetos de desenvolvimento regional da companhia - destacou.

Para o vice-presidente da CDR, senador César Borges (PR-BA), a Codevasf é de grande importância para o Nordeste, desenvolvendo projetos de agricultura irrigada que já resultaram em iniciativas de sucesso na produção de frutas para o mercado brasileiro e para exportação. Ele ressaltou, no entanto, que a companhia precisa de mais verbas e de garantia de continuidade para suas ações, acabando com o que chamou de "soluços orçamentários".

Desenvolvimento do Nordeste

Na mesma reunião, foi aprovado requerimento de Tasso Jereissati para a realização de um ciclo de debates sobre desafios para o desenvolvimento regional do Nordeste. No evento, deverá ser enfocada a necessidade de investimentos para o crescimento econômico da região, em especial para ações em agricultura irrigada, por meio de projetos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Jereissati listou 12 temas para o ciclo de debates, que deverá ter início na primeira quarta-feira de setembro. Entre os assuntos a serem discutidos estão, entre outros, as iniciativas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Nordeste, as estratégias de desenvolvimento social e a integração das políticas públicas na região.

O senador pelo Ceará explicou que a presença do BNDES está cada vez mais reduzida no Nordeste, que recebe apenas 8% dos recursos investidos, apesar de deter 20% da população do país. Ele defendeu, ainda, a ampliação da atuação do Banco do Nordeste e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).



19/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estado do Ceará é incluído na área de atuação da Codevasf

Proposta que inclui Ceará na área de atuação da Codevasf em debate

Projeto aprovado na CDR inclui parte do Ceará na área da atuação da Codevasf

TV SENADO DISCUTE INCLUSÃO DO PARNAÍBA NA ÁREA DE ATUAÇÃO DA CODEVASF

Aprovada inclusão do Vale do Rio Vaza-Barris na área da Codevasf

CMA aprova inclusão do Vale do Rio Vaza-Barris na área da Codevasf