Celebrados os 100 anos do Tratado de Petrópolis



A pedido dos três senadores do Acre - Geraldo Mesquita (PSB), Sibá Machado (PT) e Tião Viana (PT) - o Congresso Nacional realizou sessão solene nesta quarta-feira (12) em homenagem aos 100 anos da assinatura do Tratado de Petrópolis, acordo firmado com a Bolívia em 17 de novembro de 1903 que oficializou a incorporação do território do Acre ao Brasil. O presidente do Senado, José Sarney, e o 1º secretário, senador Romeu Tuma (PFL-SP), dirigiram a solenidade que contou com a presença do governador do estado, Jorge Viana, e dos ex-senadores do Acre Jorge Kalume, Nabor Junior e Aloísio Bezerra.

Os senadores Geraldo Mesquita, Sibá Machado e Fátima Cleide (PT-RO), o governador Jorge Viana e três deputados acreanos destacaram a luta do povo daquele estado e os feitos diplomáticos do Barão de Rio Branco, negociador do tratado com a Bolívia, que culminaram com a conquista do Acre.

O presidente do Senado também detalhou trechos da história do Acre e de como o episódio do Tratado de Petrópolis consolidou a política externa brasileira. Ao afirmar que o -Acre e Brasil comemoram-se mutuamente neste dia-, Sarney falou do orgulho do país em ter o Acre como estado. O Hino do Acre foi executado ao final da sessão de homenagem.




12/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dez anos da Lei de Responsabilidade Fiscal são celebrados em Plenário

Dez anos da Lei de Responsabilidade Fiscal são celebrados no Senado

Obras do Museu de Petrópolis integram exposição sobre 190 anos do Parlamento

Congresso comemora 50 anos do tratado Antártico

Iniciada homenagem aos 50 anos do Tratado Antártico

Randolfe recorda 111 anos de tratado que garantiu terras do Amapá