Celso Amorim é o novo ministro da Defesa
O Diário Oficial da União desta sexta-feira (5) publicou decreto de nomeação de Celso Amorim para o comando do Ministério da Defesa. Amorim foi convidado na quinta-feira (4) pela presidenta Dilma Rousseff para assumir a pasta, segundo a ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas.
O novo ministro da Defesa é diplomata e foi ministro de Relações Exteriores no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele trabalhou no governo de Fernando Henrique Cardoso e, de forma interina, no governo de Itamar Franco.
Amorim nasceu no dia 3 de junho de 1942, em Santos (SP). Formado pelo Instituto Rio Branco, em 1965, ele se pós-graduou na Academia Diplomática de Viena, em 1967.
A atuação política de Amorim começou no PMDB, mas em 2009, durante o governo de Lula, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. No governo de Lula (2003 a 2010) ele esteve à frente da política exterior.
No governo de Fernando Henrique, em 1995, Amorim chefiou a missão permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). Em 1999, ele assumiu a missão brasileira na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, Suíça. Em 2001, Amorim passou a embaixador brasileiro no Reino Unido.
No Diário Oficial desta sexta-feira (5) também consta decreto, datado de quinta-feira (4) e assinado pela presidenta Dilma Rousseff, que exonera, a pedido, o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim.
Fonte:
Agência Brasil
Blog do Planalto
05/08/2011 16:49
Artigos Relacionados
Celso Amorim toma posse hoje no cargo de ministro da Defesa
Humberto Costa elogia Celso Amorim na Defesa
Ministro Celso Amorim debate crise do gás boliviano na CRE
Celso Amorim defende incentivo à indústria de defesa nacional
Ministro Celso Amorim visita Sarney depois de audiência na CRE
Parlamento do Mercosul recebe ministro Celso Amorim nesta manhã