CENSO MOSTRA EXPANSÃO NO ENSINO SUPERIOR, DIZ JUCÁ



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) disse que o crescimento no número de alunos matriculados em cursos de graduação, verificado pelo Censo de Educação Superior, demonstra que vem sendo acertada a atuação do governo federal na área. O censo, divulgado pelo Ministério da Educação, registrou um crescimento de 43,1% nas matrículas em universidades nos últimos cinco anos.

De acordo com os dados coletados, o Brasil tem hoje mais de 2,3 milhões de alunos matriculados em instituições de ensino superior, 64% deles em universidades privadas. As universidades públicas, conforme os dados, ofereceram no ano passado mais de 34 mil novas vagas, um crescimento de 8,4% em relação a 1998.

O senador destacou duas estratégias da política educacional como especialmente dignas de elogios. A primeira delas é a de privilegiar as universidades federais das regiões Norte e Nordeste, na hora de realizar investimentos. A segunda, é a maior oferta de cursos noturnos, com a vinculação dos orçamentos das instituições ao aumento de vagas no período noturno.

- O resultado do censo é, portanto, a prova de que o sistema tem respondido adequadamente à política implementada. A estratégia de promover a expansão e assegurar a qualidade revelou-se adequada às necessidades do país e é a única capaz de assegurar a retomada do desenvolvimento brasileiro - afirmou.

30/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Censo do ensino superior mostra maior oferta de cursos presenciais noturnos

Instituições de ensino começam a responder Censo da Educação Superior 2012

Instituições de ensino superior iniciam envio de dados para o censo

Expansão do ensino superior depende de investimento na educação básica, dizem especialistas

Lindbergh Farias destaca expansão do ensino superior durante homenagem à UFRRJ

Censo 2010 mostra que um terço dos jovens do ensino médio estuda à noite