Lindbergh Farias destaca expansão do ensino superior durante homenagem à UFRRJ
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) vem ajudando a mover a história do estado e do país há mais de um século. Foi o disse, nesta segunda-feira (9), o senador Lindbergh farias (PT-RJ). Ele foi o autor do requerimento da homenagem do Senado à instituição por ocasião do seu centenário.
- A Universidade Rural tem contribuído para a democratização do acesso ao ensino superior - afirmou o senador, lembrando que ela aderiu ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Lindbergh Farias também assinalou que a "Rural", como é conhecida por alunos e professores, se destaca por seu pioneirismo e por sua vocação multicampi.
- A Universidade Rural desenvolve atividades de extensão em campi avançados desde a década de 1970 - salientou, ao registrar a instalação de campi em municípios fluminenses como Campos dos Goytacazes, Três Rios e Nova Iguaçu.
Ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lindbergh Farias, contou que, na época em que ocupava o cargo, visitou todas as universidades do país e afirmou que a UFRRJ é a "mais bela do Brasil".
Reuni
Durante a homenagem, o Lindbergh Farias também elogiou o governo Lula pelo trabalho na expansão do acesso ao ensino superior. Segundo o parlamentar, desde 2003, foram criadas 14 universidades públicas e mais de cem campi novos.
- O presidente Lula deu uma aula àqueles que questionavam o papel da universidade pública no país - afirmou.
09/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lindbergh Farias destaca avanço econômico com inclusão social
CENSO MOSTRA EXPANSÃO NO ENSINO SUPERIOR, DIZ JUCÁ
Expansão do ensino superior depende de investimento na educação básica, dizem especialistas
Ensino superior recebe homenagem do Congresso
Em homenagem às mantenedoras de ensino superior, Cristovam pede prioridade à educação básica
Lindbergh Farias elogia pronunciamento de Dilma na ONU