Centro Alcântara de lançamento de foguetes completa 27 anos



Criado no início da década de 1980, como um dos três segmentos da Missão Espacial Completa Brasileira (MECB), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em São Luis (MA), completou 27 anos nesta segunda-feira (1º).

O centro fica numa área de 620 km², e sua principal missão era permitir o lançamento, a partir do território brasileiro, de um satélite nacional, levado por um foguete também desenvolvido e produzido no País. A primeira operação de lançamento no CLA ocorreu em dezembro de 1989, na Operação Pioneira, quando foram lançados 15 foguetes Sbat-70 e dois Sbat-152. 
 
O CLA foi o segundo centro de lançamento de foguetes do País. O primeiro foi o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN). Devido ao crescimento urbano nos arredores do CLBI, que não permitiram sua ampliação, o CLA foi concebido para missões de lançamentos de satélites e para sediar testes do Veículo Lançador de Satélites (VLS).
 
Em outubro de 2003, a assinatura de um tratado de cooperação entre o Brasil e a Ucrânia iniciou os preparativos para o lançamento do Cyclone-4, veículo espacial ucraniano, no CLA. Da parceria entre os dois países, foi criada a empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), responsável pela comercialização e operação de serviços de lançamento no Maranhão.

Fonte: Portal Brasil com Ministério da Ciência e Tecnologia

 



02/03/2010 21:29


Artigos Relacionados


Centro de Alcântara está pronto para lançamento de grandes foguetes, segundo ministros

Centro de lançamento de Alcântara recebe comitiva ucraniana

Centro de Lançamento de Alcântara lança foguete com sucesso

Centro de Lançamento de Alcântara promove concerto para escolas

Centro de lançamento de Alcântara lança foguete de treinamento nesta segunda-feira

Rollemberg quer informações sobre possível acordo entre Brasil e EUA no Centro de Lançamento de Alcântara