Rollemberg quer informações sobre possível acordo entre Brasil e EUA no Centro de Lançamento de Alcântara



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) comunicou ao Plenário, nesta quinta-feira (8), a apresentação de requerimento pedindo informações ao Poder Executivo sobre possível novo acordo entre Brasil e Estados Unidos para uso do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, pela agência espacial norte-americana.

Segundo citou reportagem do jornal O Estado de S.Paulo anunciando a retomada das negociações entre o governo dos dois países para uso da base de Alcântara pelos Estados Unidos.

- Quase às vésperas da visita de Estado da presidenta Dilma Rousseff àquele país, o “generoso” gesto da diplomacia e do Ministério da Defesa brasileiros causa espécie – disse Rollemberg.

O senador disse ser imprescindível que os parlamentares e a população brasileira saibam qual a opinião do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Agência Espacial Brasileira e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpa) sobre esse possível novo acordo.

Rollemberg disse ter receios que esse acordo possa trazer danos à soberania brasileira, além de não significar, necessariamente, transferência tecnológica por parte dos Estados Unidos para o Brasil.

- Com a possível assinatura desse acordo, o Brasil vai apenas transferir aos americanos a economia de 30% nos lançamentos de foguetes. Não podemos abrir mão, ainda que seja em pequena parte, da nossa soberania, entregando de olhos fechados um ponto geopolítico estratégico – afirmou.

Rollemberg também adiantou que vai requerer uma audiência pública conjunta das Comissões de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado para debater não só o Centro de Lançamento de Alcântara, mas todo o Programa Espacial Brasileiro.



08/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles quer rejeição de acordo relativo a informações de tributos entre Brasil e EUA

Senado quer informações sobre acordo do Brasil com outros países na área de inteligência

SATURNINO QUER INFORMAÇÕES SOBRE POSSÍVEL PRIVATIZAÇÃO DA BR-101

Lobão defende acordo entre Brasil e EUA para utilização de base em Alcântara

Acordo para troca de informações fiscais entre Brasil e EUA vai a Plenário

ALCÂNTARA DIZ QUE SOCIEDADE QUER INFORMAÇÕES SOBRE TRANSGÊNICOS