Centro Brasileiro de Estudos da América Latina tem novo diretor
Adolpho José Melfi, ex-reitor da USP, foi nomeado pelo governador José Serra
O governador José Serra nomeou Adolpho José Melfi para o cargo de diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) do Memorial da América Latina. Ele substitui o professor Eliézer Rizzo de Oliveira.
Melfi é geólogo e foi reitor da USP de 2001 a 2005. É membro titular da Academia de Ciências da América Latina e recebeu o título de Doutor Honoris Causa em diversas universidades da França, país onde fez o pós-doutorado, e da Itália.
CBEAL
O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina foi concebido por Darcy Ribeiro para criar uma espécie de interface com as três universidades públicas paulistas (USP, Unicamp e Unesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e a Secretaria de Desenvolvimento. Cabe ao CBEAL apoiar os estudos acadêmicos que tenham relação com a América Latina, em seus diversos campos, bem como integrá-los às atividades intelectuais e científicas do Estado.
O CBEAL fomenta a pesquisa pioneira e a reflexão sobre importantes processos latino-americanos por estudiosos ligados a instituições nacionais e internacionais. Desde o início do ano, está em atividade um grande projeto: a Cátedra Memorial da América Latina, um programa de pesquisa e docência desenvolvido semestralmente por pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, de comprovada competência em suas áreas. Este projeto acadêmico une o Memorial e as três universidades públicas paulistas.
Do Memorial da América Latina
(I.P.)
10/05/2007
Artigos Relacionados
Centro Brasileiro de Estudos da América Latina apresenta palestra sobre Mário Reis
Fernando Lázaro é o novo diretor do Centro Brasileiro de Pesquisa Física
“Natal bem brasileiro” no Memorial da América Latina
Centro de Saúde do Homem em SP é referência na América Latina
SP terá maior centro de Radioterapia da América Latina
Diretor fala sobre as novidades do maior exercício de combate aéreo da América Latina