Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres ganha novo espaço em Brasília



O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) está sendo reestruturado com investimento inicial de R$ 30 milhões e já ocupa um amplo espaço, localizado no prédio do Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília.

A equipe é composta por 60 técnicos, entre agentes de defesa civil, assistentes sociais, meteorologistas e técnicos em informática, e ganhará o reforço de profissionais como químicos, geólogos e engenheiros capacitados em geoprocessamento, incêndios florestais, recursos hídricos e telecomunicações. “Nosso objetivo é reunir num mesmo espaço, especialistas em diversas áreas de atuação, de forma a melhor poder articular os esforços e promover uma melhor integração com a defesa civil dos estados e municípios”, afirma o coordenador do Cenad, Armin Braun.

O Cenad recebe alertas fornecidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), de Cachoeira Paulista (SP), informações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), e hidrológicas da Agência Nacional de Águas (ANA).

A modernização do Cenad prevê ainda a instalação de novos equipamentos de tecnologia de informação para aperfeiçoar o planejamento, a execução, o controle e a logística já desenvolvidos pelo centro.

 

Fonte:
Ministério da Integração Nacional



02/02/2012 10:36


Artigos Relacionados


Defesa Civil destina R$ 30 milhões para gerenciamento de riscos e desastres

Brasil e Japão firmam acordo para gerenciamento de riscos de desastres naturais

Centro velho de SP ganha novo espaço multicultural

Publicada portaria que cria centro de gerenciamento de desastres no Amazonas

Concurso abre 52 vagas para Centro de Gerenciamento de Desastres

Defesa Civil reforça equipe do Centro de Gerenciamento de Desastres