Centro de Tecnologia da Informação lança pedra fundamental de novo parque tecnológico



Autoridades do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), empresários, pesquisadores e representantes de instituições de pesquisa estiveram reunidos nesta quinta-feira (17), no campus do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas (SP), para o lançamento da Pedra Fundamental do Parque Tecnológico CTI-Tec. Com área total de 5 mil metros quadrados, o complexo será custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e terá investimento de mais de R$ 15 milhões. O objetivo é viabilizar a sinergia entre empresas e entidades de pesquisa que atuem em setores tecnológicos de ponta a realizarem trabalhos em parceria com o CTI. 

A Fase I do projeto terá cinco edifícios e poderá abrigar até 16 empresas. O cronograma prevê a conclusão das obras no primeiro trimestre de 2012. Os editais para que as empresas interessadas possam integrar o parque já estão sendo elaborados e serão publicados ainda em 2011. Conduzir projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação será uma das condições primordiais para que as empresas se instalem no CTI-Tec.


O CTI e a indústria

O CTI apoia pequenas e médias empresas, por meio de prestação de serviços tecnológicos e de transferência de conhecimento técnico-científico. Em 2010, o centro apoiou 135 empresas, realizando 635 serviços tecnológicos nas áreas de prototipagem rápida, análise de falhas e ensaios de confiabilidade em hardware, reparos e retrabalhos de displays, melhoria de processo e qualidade de software, aplicação de benchmarking industrial e produção de máscaras litográficas. Todos os projetos junto ao CTI contam com o apoio na área de propriedade intelectual através da Coordenação de Inovação Tecnológica.

O CTI-Tec será o terceiro Parque Tecnológico de Campinas, que já conta com um já existente no CPqD e outro também em construção na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia

 

18/03/2011 18:42


Artigos Relacionados


Lula lança pedra fundamental da nova sede da UNE

USP lança pedra fundamental da faculdade de direito de Ribeirão Preto

USP lança pedra fundamental da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

Embrapa Cocais lança pedra fundamental nesta sexta-feira (27)

Lançada pedra fundamental do novo campus da Unicamp de Limeira

Goiânia recebe primeiro centro de parque tecnológico