Centro de Tradições Gaúchas é homenageado por Zambiasi
O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) homenageou em Plenário, nesta sexta-feira (25), o 60º aniversário do "35 Centro de Tradições Gaúchas [CTG]". A entidade, fundada por Paixão Cortes, informou o parlamentar, é um organismo social de natureza nativista, cívica, cultural, literária, artística e folclórica para conservar as tradições do Rio Grande do Sul. Ela foi criada para impedir que a identidade cultural do estado se deteriorasse diante do choque cultural da vida urbana e de outras tradições brasileiras, ressaltou o senador.
Zambiasi lembrou que, nos dias de hoje, já existem mais de três mil CTGs em funcionamento, dos quais a metade está no Rio Grande do Sul e os demais espalhados por todos os estados brasileiros, além de haver uma dezena de centros em outros países.
Segundo o senador, esse culto à história de um estado e de um povo começou quando os fundadores do 35, a maioria jovens estudantes vindos do interior para a capital do Rio Grande do Sul, procuraram criar um espaço onde pudessem reviver suas origens de vida no campo e as tradições campestres de poesia, música e culinária. A própria denominação "35" é uma homenagem a 1835, data do início da Revolução Farroupilha, um dos marcos da história gaúcha.
Zambiasi afirmou ainda que sua homenagem aos 60 anos de fundação dos CTGs pretende reafirmar sua admiração pela história do Rio Grande do Sul e de sua gente, bem como explicitar o sentimento de brasilidade, muito forte - mas por vezes incompreendido - de todos os gaúchos e gaúchas.
25/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vitor Hugo no Sarau lembra as tradições gaúchas
Zambiasi quer ZPEs nas fronteiras gaúchas
Zambiasi homenageado em Encantado
Zambiasi homenageado pelos clubes de mães
Zambiasi homenageado no Congresso da Agert em Canela
Centro de Belas Artes de São Paulo será homenageado