Zambiasi quer ZPEs nas fronteiras gaúchas



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) pediu a instalação de zonas de processamento de exportação ( ZPEs ) nas fronteiras brasileiras. Em pronunciamento nesta terça-feira (9), o parlamentar afirmou que essas zonas são uma forma de se contrapor às vantagens comerciais favoráveis às áreas de livre comércio nos países de fronteira, notadamente na fronteira gaúcha com a Argentina e o Uruguai. Ele também enfatizou o papel dessas zonas para gerar empregos e evitar a migração para os grandes centros.

O parlamentar informou que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou pela manhã 46 projetos autorizativos para a criação de zonas de processamento de exportação. Entre eles, quatro beneficiam cidades do Rio Grande do Sul. Desses, dois, de sua autoria, autorizam ZPEs em Uruguaiana e Santana do Livramento. A primeira, afirmou, é talvez o maior porto seco da América Latina, por onde passa praticamente toda a exportação rumo ao Pacífico e ao Chile. A segunda faz fronteira com Rivera, no Uruguai, onde há um free shop, ou área de livre comércio livre de impostos, o que é permitido pelo governo uruguaio.

- Uma forma de compensar a vantagem no Uruguai ou na Argentina seria permitir que se crie do lado de cá espaços de produção que gerem desenvolvimento, que gerem emprego, que gerem oportunidades - afirmou o representante gaúcho, que também defendeu o desenvolvimento das fronteiras como forma de deter o contrabando de drogas e armas.



09/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Centro de Tradições Gaúchas é homenageado por Zambiasi

Para Zambiasi, falta de atenção às fronteiras aumenta violência e narcotráfico nas grandes cidades

Marcon quer Polícia Federal nas vistorias de fazendas gaúchas

Ana Amélia quer retomada dos repasses do Proex para empresas gaúchas

Arthur Virgílio quer alterações no projeto sobre regime tributário das ZPEs

Jorge Viana quer tratamento especial para ZPEs da região Norte