Cerca de 2 mil detentos começam a frequentar as aulas do ProJovem Prisional



Cerca de 1.800 presos começaram a frequentar nesta semana as aulas do ProJovem Urbano Prisional em dez estados. A iniciativa é fruto de parceria entre os ministérios da Justiça e da Educação e tem o objetivo de melhorar a escolaridade e incentivar a participação social de jovens privados de liberdade.

Além de oportunidade de concluir o ensino fundamental, o programa dá aos jovens oportunidades de inclusão digital, de qualificação profissional inicial e experiências de participação social e cidadania. O ProJovem também dá prioridade à população carcerária feminina.

Os cursos têm duração de 18 meses, com 1.200 horas-aulas nesse período, e o material didático é fornecido pelo próprio programa. Os presos que participam têm remissão de um dia de pena a cada 12 horas de atividade educacional. 

Para participar, é preciso que o aluno tenha idade entre 18 e 29 anos, carteira de identidade e CPF, saber ler e escrever, mas não ter concluído o ensino fundamental, e tenha sido condenado à prisão em regime fechado. 

Os estados participantes do ProJovem Urbano Prisional são Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná e Rio Grande do Norte. 

 ProJovem Urbano nas unidades prisionais 

O ProJovem Urbano, quando oferecido nas unidades prisionais e nas unidades socioeducativas de privação de liberdade, mantém o mesmo projeto pedagógico com as adaptações apresentadas pelo grupo de trabalho formado por representantes da Coordenação Nacional do ProJovem Urbano, do Ministério da Justiça e da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. 

Fontes:
Ministério da Justiça
Com dados da Agência Brasil



05/09/2013 15:51


Artigos Relacionados


Universitários poderão ser obrigados a freqüentar 85% das aulas para serem aprovados

Aulas começam segunda com recuperação de 42 dias

Rede estadual: aulas começam dia 18 de fevereiro

Aulas da Universidade Aberta do Brasil em Moçambique começam em março

Começam hoje aulas de reforço aos sábados nas escolas estaduais

Começam amanhã aulas de reforço aos sábados nas escolas estaduais