Cerimonial faz ensaio para a posse de Dilma Rousseff



O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República realizou neste domingo (26) o ensaio do desfile que a presidente eleita Dilma Rousseff fará pela Esplanada dos Ministérios na cerimônia de posse marcada para 1º de janeiro. A presidente desfilará sozinha no Rolls-Royce presidencial, seguida por um Cadilac ocupado pelo vice-presidente Michel Temer.

Depois de entregar a faixa presidencial a Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva descerá a rampa do Palácio do Planalto ao som do "Tema da Vitória", música executada tradicionalmente nas vitórias obtidas por pilotos brasileiros em corridas de Fórmula 1. A banda dos Dragões da Independência executou a música no ensaio deste domingo.

Um ensaio final, com funcionários interpretando os eleitos, é uma praxe das equipes incumbidas do cerimonial nesse tipo de solenidade para evitar incidentes. Nem tudo, entretanto, pode ser previsto. Na posse de Lula, em 2003, no momento de passar o cargo ao eleito, os óculos de Fernando Henrique Cardoso se enroscaram na faixa presidencial e caíram. Lula foi quem se agachou para apanhá-los. No ensaio deste domingo, Juliana Guaracy, diretora de Relações Públicas do Senado, fez o papel da presidente eleita.

Três mil seguranças trabalharão na posse de Dilma Rousseff e, só no desfile pela Esplanada, seis policiais do quadro feminino da Polícia Federal correrão nas laterais do Rolls Royce. Se chover, a presidente terá a opção de desfilar num carro coberto e, em vez de subir a rampa de mármore do Congresso Nacional, entrará pela chapelaria, que fica ao abrigo da chuva.

De acordo com o protocolo, no alto da rampa, os eleitos serão recebidos pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia. Dali, eles serão conduzidos ao plenário da Câmara, onde serão saudados por Sarney. Executado o Hino Nacional e feita a leitura do termo de posse, Dilma Rousseff e Michel Temer serão declarados empossados no governo do Brasil.

Em seguida, a presidente fará um discurso e seguirá para o gramado em frente ao Congresso, onde assistirá a uma salva de tiros de canhão. Ela passará a tropa em revista e seguirá, no mesmo carro, para o Palácio do Planalto, onde receberá de Lula a faixa presidencial. Dali, ela irá para o parlatório, situado de frente para a Praça dos Três Poderes, a fim de discursar para a multidão.

À noite, Dilma Rousseff receberá convidados para um coquetel no Palácio do Itamaraty. Doze chefes de Estado e 30 autoridades internacionais, entre elas Hillary Clinton, a secretária de Estado do governo de Barack Obama, estarão em Brasília para a posse.



27/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jornalistas búlgaros acompanham posse de Dilma Rousseff

Posse de Dilma Rousseff deve ser às 14h30 do dia 1º de janeiro

Leia íntegra do discurso de posse de Dilma Rousseff no Congresso

Íntegra do discurso da presidente Dilma Rousseff na cerimônia de posse

Comunicação do Senado fará a cobertura da posse de Dilma Rousseff

Discurso de posse de Dilma Rousseff deve durar 45 minutos