Discurso de posse de Dilma Rousseff deve durar 45 minutos



É de 45 minutos o tempo previsto para o discurso que Dilma Rousseff fará no próximo sábado (1º), quando tomar posse no cargo de presidente da República. Dois meses atrás, proclamada sua vitória nas urnas, em seu primeiro discurso à Nação, ela prometeu erradicar a miséria, honrar as mulheres, zelar pela liberdade de imprensa e de religião e lutar pelos direitos humanos. E anunciou seu compromisso de governar para por fim às desigualdades e criar oportunidades de trabalho para todos.

Na solenidade deste sábado, Dilma discursará logo depois que o presidente do Congresso, José Sarney, declarar que ela e Michel Temer estão empossados na presidência e na vice-presidência do Brasil. Antes, contudo, de pé, junto com todos os presentes, ela ouvirá a Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais executar a versão completa do Hino Nacional. De acordo com o cerimonial, todos poderão cantar.

O cerimonial também prevê que o cortejo que conduzirá Dilma ao Legislativo será precedido de um caminhão ocupado por um pool de fotógrafos credenciados para a cobertura do evento. Se chover, o cortejo se fará em carros fechados, que se dirigirão diretamente à chapelaria do Congresso, acompanhado apenas por escolta de batedores. Está prevista para as 14h30 a chegada dos eleitos à sede do Legislativo.

Os chefes de Estado ou de governo devem começar a chegar ao Congresso às 13h30 e serão recepcionados no Salão Nobre pelo presidente do Senado, José Sarney, e pelo presidente da Câmara, Marco Maia. No momento em que Sarney e Maia se dirigirem à rampa do Congresso para receber os eleitos, esses convidados serão conduzidos ao plenário da Câmara, onde ocorrerá a cerimônia.

Ao desembarcarem dos carros, na chegada à rampa do Congresso, Dilma Rousseff e Michel Temer serão recebidos pela chefe do Cerimonial do Senado, Mônica Freitas. Ela os conduzirá até a parte plana da rampa. Em seguida, Sarney e Marco Maia acompanham os eleitos através de duas fileiras ordenadas de Dragões da Independência posicionados desde o início da rampa até a entrada do Plenário. A chefe do Cerimonial seguirá sempre adiante das autoridades, indicando-lhes o caminho.

Na mesa do Plenário, Dilma e Temer vão sentar-se, respectivamente, à direita e à esquerda de José Sarney. À direita de Dilma vai sentar-se o deputado Marco Maia e, à direita deste, o deputado Rafael Guerra, 1º secretário do Congresso, incumbido de ler os termos de posse. À esquerda de Michel Temer, vai sentar-se o ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal. À esquerda de Peluso, ficará o senador João Vicente Claudino (PTB-PI), 2º secretário do Congresso.



29/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Leia íntegra do discurso de posse de Dilma Rousseff no Congresso

Íntegra do discurso da presidente Dilma Rousseff na cerimônia de posse

Íntegra do discurso do presidente do Congresso Nacional, José Sarney, na posse de Dilma Rousseff

Posse de Dilma Rousseff deve ser às 14h30 do dia 1º de janeiro

Audiência com Dilma Rousseff é suspensa por dez minutos

Anibal Diniz comemora discurso de Dilma Rousseff na ONU