Certificação de imóveis rurais fica mais ágil



A emissão do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) e o processo de certificação em todo o País será agilizado pelas medidas legais adotadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O Incra também analisou as pendências para a emissão do certificado do cadastro do imóvel rural.


As medidas vão permitir a autorização de emissão do CCIR para 73.112 imóveis rurais, o que corresponde a 103,8 milhões de hectares de terra em todo o País. A partir do próximo dia 9, o código dos imóveis liberados estará disponível na página do Incra para emissão do CCIR. O documento é essencial para arrendamento,compra ou venda de terra, solicitação de crédito bancário para investimento na propriedade rural, dentre outros.


As medidas fazem parte do processo de modernização e atualização do sistema de cadastro dos imóveis rurais no Brasil.


Identidade do imóvel

O Incra tem a responsabilidade constitucional de acompanhar a  distribuição,concentração, domínio, posse e uso da terra para permitir a gestão da estrutura fundiária do País. Para isso, desde 1972 foi instituído o Sistema Nacional de Cadastro Rural (Lei nº 5.868), que tem o objetivo de integrar e sistematizar a coleta, pesquisa e tratamento dos dados sobre o uso e posse da terra. Atualmente o Brasil conta com 5.181.644 milhões de imóveis cadastrados. Para que a área tenha o devido reconhecimento legal é necessário que o imóvel rural conste do Sistema Nacional de Cadastro do Imóvel Rural (SNCR) e tenha o devido  Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR), que consiste na “carteira de identidade do imóvel”.


Desde dezembro de 2009 o Incra fornece o CCIR via internet, o que beneficiou até o momento mais de dois milhões de produtores rurais. O documento é indispensável para qualquer transação comercial como arrendar, vender, hipotecar, desmembrar ou prometer em venda o imóvel rural. O CCIR também é necessário para que o proprietário do imóvel possa pleitear concessão de crédito perante instituições financeiras. A não emissão pode ocorrer em situações específicas, como por exemplo,
fiscalização cadastral do imóvel ou em processos de desapropriações para fins de reforma agrária.


Certificação do imóvel rural

Conforme prevê a Lei 10267/2001, em casos de remembramento, desmembramento, parcelamento ou transferência de dominialidade, é necessário que o proprietário do imóvel rural apresente ao Incra a planta georreferenciada para a emissão de uma certificação que comprove que o imóvel não se sobrepõe a outro ou a áreas de conservação ambiental, reservas indígenas ou áreas quilombolas.

Fonte:
Em Questão edição nº 1017 – 07/04/2010

 



07/04/2010 14:31


Artigos Relacionados


Sistema de certificação de imóveis rurais é apresentado em GO

Incra disponibiliza ferramenta de certificação de imóveis rurais

Simplificadas regras para certificação de imóveis rurais

Força tarefa vai analisar processos de certificação de imóveis rurais no Tocantins

Incra usará tecnologia do Exército para acelerar certificação de imóveis rurais

Mais de 250 mil imóveis rurais piauienses se beneficiarão do CAR