Sistema de certificação de imóveis rurais é apresentado em GO



A Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra apresenta, nesta sexta-feira (08), às 14h, no auditório da Federação da Agricultura no Estado de Goiás (Faeg) as mudanças no processo de certificação de imóveis rurais, que será totalmente digitalizado, a partir da implantação do Sistema eletrônico de Gestão Fundiária (Sigef).

O evento tem por objetivo ambientar técnicos credenciados e cartórios no Sigef, que entrará em vigor dia 23 de novembro. A apresentação será conduzida pelo diretor, Richard Martins Torsiano.

O Sigef é um software desenvolvido pelo Incra e pela Secretaria de Regularização Fundiária da Amazônia Legla (Serfal), do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para receber e analisar eletronicamente os dados necessários à certificação dos imóveis rurais. O sistema vai agilizar e desburocratizar o processo.

Se não houver pendências, o sistema gera online o memorial descritivo certificado e emite a declaração de certificação. No caso de inconsistências, o Sigef transmite uma notificação ao interessado, que poderá saná-las e inserir novamente os dados no sistema.

Atualmente, o Incra tem até 30 dias para recepcionar, analisar e emitir o certificado. Em média, a Superintendência Regional do Incra em Goiás analisa 150 processos por mês.

Com o novo sistema, que tem capacidade operacional de 20 mil processos mensais, a certificação é emitida em minutos.

Os técnicos do Incra só atuarão nos casos de desmembramentos, remembramentos, sobreposição de áreas, ou àqueles imóveis relacionados a auditorias e fiscalizações.

Para o evento de apresentação do Sigef em Goiânia, foram convidados os integrantes da rede credenciada de técnicos e associações representativas dos proprietários rurais e dos cartórios de registro de imóveis.

Segundo o chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra em Goiás, Gilson Filho, o anúncio do novo sistema gerou grande interesse dos técnicos e da Corregedoria dos Cartórios de Goiás, o que levou a superintendência a  convocá-los para essa apresentação prévia.

Certificação

A certificação realizada pelo Incra garante que os limites de determinado imóvel não se sobrepõem a outros e que o georreferenciamento obedeceu às especificações técnicas legais. É obrigatória para o registro das propriedades rurais acima de 250 hectares, nos casos de compra, venda, desmembramento ou partilha.

Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



08/11/2013 12:23


Artigos Relacionados


Incra disponibiliza ferramenta de certificação de imóveis rurais

Simplificadas regras para certificação de imóveis rurais

Certificação de imóveis rurais fica mais ágil

Força tarefa vai analisar processos de certificação de imóveis rurais no Tocantins

Incra usará tecnologia do Exército para acelerar certificação de imóveis rurais

Incra lança sistema eletrônico de certificação de imóveis