César Borges cobra investimentos nos portos da Bahia



A precariedade dos portos da Bahia tem gerado gargalos ao desenvolvimento do estado, segundo afirmou em Plenário, nesta quarta-feira (12), o senador César Borges (PR-BA). Ao destacar o crescimento de 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2007, o parlamentar apelou ao governo federal para que amplie os investimentos em infra-estrutura na Bahia, "responsável por 57% de tudo que é exportado pela Região Nordeste".

- O país quer e deseja crescimento com igualdade, mas é preciso que os investimentos cheguem ao Nordeste - ressaltou.

De acordo com o senador, as deficiências dos portos baianos obrigam os exportadores a buscarem saídas em estados vizinhos. César Borges pede a melhoria dos portos de Salvador, Ilhéus e Aratu.

Conforme assinalou ainda, a agricultura foi o setor que mais cresceu no último ano, o que demonstra o dinamismo do agronegócio, "responsável por grande parte da oferta de emprego no país". No entanto, o parlamentar ressaltou que a taxa de câmbio praticada no país, com a valorização do Real frente ao dólar, tem gerado prejuízos aos produtores. Assim, defendeu a adoção de medidas compensatórias "como forma de assegurar ganhos compatíveis para aqueles que exportam".

O parlamentar também manifestou preocupação com a oferta de energia no país.

- Não se pode crescer sem energia suficiente. Felizmente as chuvas chegaram, o que tem melhorando o nível dos reservatórios, mas também é preciso ampliar na oferta de gás - advertiu.



12/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges cobra investimentos urgentes nas rodovias federais da Bahia

César Borges reclama da falta de investimentos em infraestrutura na Bahia

César Borges comemora novos investimentos da Ford na Bahia

César Borges pede investimentos em infraestrutura no sudoeste da Bahia

César Borges cobra pólo têxtil para a Bahia

César Borges comemora investimentos federais em infra-estrutura na Bahia