César Borges: "empréstimo consignado para aposentados é uma panacéia"



O senador César Borges (PFL-BA) disse em Plenário, nesta quarta-feira (12), que a medida provisória que permitiu aos aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência Social contratarem empréstimos consignados em folha de pagamento "é uma panacéia planejada para disfarçar a falta de uma política de atualização da remuneração da categoria".

No entendimento do parlamentar, caso o governo resolvesse fazer algum benefício pelo aposentado ou pensionista, não teria vetado o reajuste de 16,67% sobre a remuneração da categoria aprovado pelo Congresso recentemente.

César Borges afirmou que tais empréstimos transformaram-se em verdadeira dor de cabeça para os aposentados que autorizaram descontos em folha para liquidar os débitos com os bancos credores. Conforme dados da Serasa - empresa privada de centralização de serviços bancários - mencionados pelo senador, o número de inadimplentes idosos acima de 60 anos é 10% maior que o de qualquer outra faixa etária de trabalhador que contratou o empréstimo consignado.

Por outro lado, ressaltou, o lucro do Banco BMG, que vendeu a carteira de empréstimos consignados para a Caixa Econômica Federal e para outros bancos, "cresceu assustadoramente desde que foi editada a MP que criou esse sistema".

Para César Borges, houve favorecimento ao BMG durante a campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O banco teria emprestado R$ 50 milhões ao Partido dos Trabalhadores pela venda da carteira de consignações que detinha junto ao funcionalismo público, e depois da eleição de Lula não recebeu pagamento pelo empréstimo.

A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), contestou César Borges e sustentou que a operação de venda da carteira do sistema à Caixa foi reconhecida como legal pelo Tribunal de Contas da União, em relatório proferido por força de ação do Ministério Público Federal contra a operação.



12/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Empréstimo consignado a aposentados da União tem nova regra

Concessão de crédito consignado para aposentados terá novas regras

Taxas de juros de crédito consignado para aposentados poderão ser limitadas

Limite a juros em empréstimo consignado para aposentado pode ser votado na CAS

Empréstimo consignado soma R$ 3,57 bilhões em agosto

Comissão aprova fim de IOF sobre empréstimo consignado