César Borges pede voto de pesar pela morte do jurista J.J. Calmon de Passos
O senador César Borges (PR-BA) apresentou nesta terça-feira (28) requerimento de voto de pesar pela morte, aos 88 anos, do jurista José Joaquim Calmon de Passos - conhecido como J.J. Calmon de Passos - ocorrida no último dia 18, em Salvador, em conseqüência de infarto. César Borges afirmou que Calmon de Passos foi um dos maiores juristas do Brasil, tendo seu nome sido inscrito na histórica jurídica do país pelo desenvolvimento do Direito crítico e pela conscientização para a transformação social, por meio do exercício do Direito.
- J.J. Calmon de Passos é um exemplo de hombridade, moralidade e humanidade, por sua incessante defesa dos direitos e das garantias asseguradas em uma sociedade democrática - afirmou o parlamentar.
O jurista foi promotor de Justiça, procurador-geral de Justiça da Bahia e professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também pertenceu à Academia de Letras Jurídicas da Bahia e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Secão Bahia), fundou o Centro de Cultura Jurídica da Bahia, além de ter participado, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
28/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges pede voto de pesar pela morte de torcedores baianos no estádio da Fonte Nova
César Borges apresenta voto de pesar pela morte de Eraldo Tinoco
César Borges apresenta voto de pesar pela morte do oftalmologista Humberto Lima
Senadores propõem voto de pesar pela morte do jurista Miguel Reale
Geovani Borges pede voto de pesar pela morte de Annibal Barcellos, ex-governador do Amapá
ACM apresenta voto de pesar pela morte do jornalista Jorge Calmon