Cetesb amplia rede de monitoramento da qualidade do ar



Até o final de 2008, sete novas estações entrarão em operação no interior do estado

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), órgão da Secretaria do Meio Ambiente - SMA, ampliou sua rede de monitoramento da qualidade do ar na região noroeste do Estado, onde ocorre uma nítida expansão do agronegócio, inaugurando na quinta-feira, 3, uma nova Estação Automática no município de Presidente Prudente.

O equipamento foi instalado dentro do Campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista), situado à Rua Roberto Simonsen, 464. A estação medirá as concentrações de ozônio, de óxidos de nitrogênio e de partículas inaláveis, além dos seguintes parâmetros meteorológicos: direção e velocidade dos ventos, temperatura e umidade relativa do ar, pressão atmosférica e a radiação total e ultra-violeta.

Até o final de 2008, entrarão em operação mais sete estações, localizadas nos municípios de: Araçatuba, Araraquara, Jundiaí, Jaú, Piracicaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Os investimentos para a ampliação do sistema operacional e expansão da rede de monitoramento são da ordem de R$ 7 milhões, oriundos do FECOP  (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

“Diante do crescimento do setor sucroalcooleiro na região noroeste do Estado, a Cetesb toma a iniciativa de expandir sua rede de monitoramento pelo interior para melhor atender o trabalho de controle ambiental“, afirmou Fernando Rei, presidente da Cetesb, ao inaugurar o novo equipamento na companhia do diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Marcelo Minelli.

No ato, foi feito um agradecimento especial ao Professor José Tadeu Tommazelli, do departamento de Geografia da Unesp, por ceder a área onde o equipamento foi instalado. A Prefeitura de Presidente Prudente, por sua vez, foi representada no evento pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Fernando Luisário Gomes.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(L.F.)



07/06/2008


Artigos Relacionados


Cetesb amplia monitoramento das praias em Santos

Cetesb amplia monitoramento das praias em Santos

Cetesb vai ampliar em 30% monitoramento da qualidade do ar no Estado de São Paulo

São Paulo amplia monitoramento automático da qualidade do ar

Estado amplia monitoramento automático da qualidade do ar

Cetesb inaugura estação de monitoramento do ar em Rio Preto