Cetesb inaugura estação de monitoramento do ar em Rio Preto



Estação é a quarta inaugurada em menos de dois meses

Em menos de dois meses, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB entregou a sua quarta estação automática de monitoramento da qualidade do ar, desta vez no noroeste paulista, mantendo sua meta inicial de inaugurar, até o final do ano, dez novas estações telemétricas no interior do Estado. Entrou em operação na última sexta-feira, 18, a unidade de São José do Rio Preto, localizada no Centro Esportivo Eldorado, à Av. Monte Aprazível, 2.640.

A estação medirá as concentrações de ozônio, óxidos de nitrogênio e partículas inaláveis, além dos seguintes parâmetros meteorológicos: direção e velocidade dos ventos, temperatura e umidade relativa do ar, pressão atmosférica e radiação global e UV.

Esta nova estação permitirá avaliar continuamente a qualidade do ar respirado pela população e informá-la à sociedade em tempo real pela internet, através do site www.cetesb.sp.gov.br . “A instalação desta estação mostra a prioridade que o Governo do Estado dá à qualidade de vida“, afirmou o prefeito Edinho Araújo, ao agradecer à Direção da agência ambiental, vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por ter escolhido Rio Preto para sediar a mais nova estação da Companhia.

A CETESB está ampliando em 30% a sua rede automática de monitoramento da qualidade do ar no Estado de São Paulo. Nos últimos dois meses, entraram em operação as estações telemétricas de Bauru, Marília, Presidente Prudente e agora São José do Rio Preto. Até o final do ano, serão entregues as estações de Araraçatuba, Araraquara, Jundiaí, Jaú, Piracicaba e Ribeirão Preto.

“Na busca pela eficiência, estamos ofertando à sociedade informação de qualidade sobre qualidade de vida. Uma informação de tendência que auxiliará o poder público na tomada de decisões para alcançar um desenvolvimento sustentável“, disse Marcelo Minelli, diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da CETESB.

Os investimentos para a ampliação do sistema operacional e expansão da rede de monitoramento são da ordem de R$ 7 milhões, recursos do FECOP – Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

Da Cetesb

(L.F.)



07/20/2008


Artigos Relacionados


Cetesb amplia rede de monitoramento da qualidade do ar

Cetesb amplia monitoramento das praias em Santos

Cetesb amplia monitoramento das praias em Santos

Cetesb vai ampliar em 30% monitoramento da qualidade do ar no Estado de São Paulo

Meio Ambiente: Cetesb encerra trabalhos de monitoramento da limpeza das praias do Litoral Norte

Inaugurada estação de monitoramento da qualidade do ar em Piracicaba