Cetesb: Campanha de regulagem de caminhões no Porto de Santos
65 veículos foram inspecionados com 33 sendo aprovados e outros 32 reprovados
Como parte da Operação Inverno 2006 e com objetivo de reduzir a emissão de fumaça preta por veículos a diesel, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - Cetesb realizou nesta quinta-feira (23/08), no Porto de Santos, uma ação de conscientização dos motoristas de caminhões que trafegavam pelo local.
A inspeção dos veículos teve caráter educativo, sem a emissão de multas. A iniciativa contou com o apoio de um especialista em motores que realizou, gratuitamente, a regulagem de cinco veículos que emitiam um nível de fumaça acima do permitido pela legislação ambiental. Após a regulagem dos motores, os caminhões eram novamente aferidos, apresentando uma diminuição de até 25% de emissão.
No total, 65 veículos foram inspecionados, com 33 sendo aprovados e 32 reprovados, portanto com uma média de 50% dos motores regulados, revelando uma melhora nesse aspecto. Em 2005, uma campanha similar foi realizada no local e 80% dos veículos aferidos estavam desregulados.
Até junho, foram registradas 3.330 multas por emissão de fumaça preta. Em 2005, 11.463 veículos haviam sido autuados pela fiscalização da Cetesb em todo o Estado de São Paulo.
Nos próximos dias, a agência ambiental paulista realiza comandos nas cidades de Ribeirão Preto, Sorocaba e na capital paulista. A campanha é uma parceria entre a Cetesb e o Ministério de Minas e Energia, por intermédio do Program
08/24/2006
Artigos Relacionados
Começa monitoramento de caminhões com destino ao Porto de Santos
Campanha orienta sobre agendamento de cargas no Porto de Santos
Operação Inverno da Cetesb multa caminhões irregulares
Cetesb: Companhia multa 41 caminhões por emitir fumaça preta acima dos padrões legais
Cetesb: Companhia multa 41 caminhões por emitir fumaça preta acima dos padrões legais
Excesso de caminhões em porto causa transtorno na Baixada Santista