Cetesb e Inpe firmam parceria para monitorar o Rio Paraíba



O equipamento gera informações em tempo real, a cada 10 minutos

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estabeleceram plano de trabalho conjunto para o monitoramento do Rio Paraíba do Sul. Realizado por meio de uma rede de plataformas hidrológicas de coletas de dados, operada por satélites, permite a fiscalização do despejo de efluentes proibidos ou com qualidade fora dos padrões.

Também oferece subsídios às organizações responsáveis pelo controle de enchentes e para estudos hidrológicos dirigidos à criação de projetos e à realização de obras hidráulicas e de abastecimento. O equipamento gera informações em tempo real, a cada 10 minutos, a partir de cinco unidades instaladas ao longo do trecho paulista do Rio Paraíba do Sul.

Denominadas PCDs, são dotadas de sensores programados para a medição de sete parâmetros, que indicam a concentração de poluentes de natureza química e orgânica: oxigênio dissolvido, condutividade, pH, temperatura, salinidade, turbidez das águas, nível do rio e pluviosidade.

Além da Cetesb, o trabalho conta com a participação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e empresas do Vale do Paraíba.

Da Cetesb



06/04/2008


Artigos Relacionados


Unesp e Cetesb firmam parceria para monitorar qualidade de água

Inpe vai capacitar técnicos de Angola, Moçambique e Paraguai a monitorar florestas por satélite

SP e União firmam parceria para 100 mil casas populares

CETESB e Consórcio das Bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí firmam acordo

Instituições firmam parceria para estudar a atmosfera na Amazônia

BB e Universidade Anhanguera firmam parceria para contratar Fies