Instituições firmam parceria para estudar a atmosfera na Amazônia
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) assinou parceira com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e o Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra) para realizar pesquisas na alta atmosfera. O objetivo é avaliar a dinâmica desta região da atmosfera na área que compreende a Amazônia. O estudo é importante para o avanço no conhecimento da região tropical brasileira.
A parceria pretende ampliar o conjunto de equipamentos (sistema de radar, chamado ionossonda e GPS) que a Univap e Ceulm operam em Manaus desde 2002. Possibilitará ainda instalar novos equipamentos na reserva ZF-2 do Inpa, localizada nas proximidades da BR 174, rodovia que liga Manaus a Boa Vista (RR), uma vez que o equipamento não pode ser instalado na área urbana de Manaus devido a iluminação artificial. A área de estudo varia dos 100 km a 500 km de altitude, região onde muitos satélites operam.
Segundo os especialistas, a pesquisa sobre a dinâmica da alta atmosfera e ionosfera é importante, pois essa região sofre influência direta de raios solares que podem interferir nos satélites e vários fenômenos ocorrem nesta região da atmosfera, podendo interferir nas comunicações dos satélites.
Além disso, a pesquisa também analisa a influência de fenômenos das áreas inferiores mais próximas ao solo e a alta atmosfera como, por exemplo, grandes tempestades sobre a alta atmosfera causando o que os cientistas chamam de ondas de gravidade. Ainda de acordo com os pesquisadores, essas falhas ou “bolhas” na alta atmosfera causam irregularidades e podem interferir no sistema de navegação e GPS.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
05/10/2010 10:58
Artigos Relacionados
Capes e instituições alemãs firmam parceria para cooperação científica e profissional
Amazônia tem medidor do efeito da poluição sobre a atmosfera
Estudantes carentes poderão ganhar bolsas do setor público para estudar em instituições privadas
Cientistas brasileiros e britânicos criam parceria para estudar degradação de florestas
SP e União firmam parceria para 100 mil casas populares
BB e Universidade Anhanguera firmam parceria para contratar Fies