Cetesb tem novos equipamentos para avaliar qualidade do ar



Parceria com a Petrobras permitirá a aquisição de aparelhos para analisar a concentração atmosférica em SP

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) vai receber novos equipamentos de laboratório para a análise das concentrações atmosféricas de compostos orgânicos voláteis (COVs). Para isso, fechou acordo com a Petrobras na semana passada, que os concederá em comodato. O objetivo da iniciativa é aprimorar a capacidade de diagnóstico da qualidade do ar do Estado de São Paulo.

Os chamados COVs são provenientes de atividades de refino e de distribuição de derivados de petróleo, das indústrias químicas e da circulação de veículos automotores, entre outras ações. Em conjunto com os óxidos de nitrogênio, são precursores de ozônio na atmosfera, poluente que freqüentemente ultrapassa os padrões de qualidade do ar em várias regiões do Estado. Em particular na região do pólo industrial de Paulínia.

Além disso, alguns desses compostos apresentam características tóxicas, como benzenos, toluenos e xilenos, integrantes da lista de Poluentes Atmosféricos Perigosos (Hazardous Air Pollutants) do governo americano. De acordo com os técnicos do setor de Amostragem e Análise do Ar da Cetesb, os equipamentos permitirão a identificação e a quantificação dos compostos orgânicos voláteis presentes no ar, informações importantes para o esclarecimento dos mecanismos e condições que levam à formação do ozônio. Eles ficarão instalados no próprio setor, na sede da agência, em São Paulo.

Da Cetesb

(M.C.)



09/16/2008


Artigos Relacionados


Cetesb recebe novos equipamentos para amostragem e análise do ar

Equipamentos de última geração vão avaliar qualidade dos peixes de Alagoas

Cetesb alerta para qualidade do ar no inverno

Saúde faz pesquisa com usuários para avaliar qualidade do atendimento do SUS

Unesp e Cetesb firmam parceria para monitorar qualidade de água

Cetesb substitui bandeiras por totens para indicar qualidade das praias