CFC debate contaminação de rio de Minas Gerais por metais pesados
A Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) discutiu em audiência pública, nesta quarta-feira (19), a contaminação das águas e a desertificação na cidade de Vazante, em Minas Gerais. A contaminação seria decorrente da exploração subterrânea de zinco. Foram ouvidos o especialista em Hidrogeologia, Antônio Barbosa, o proprietário da Fazenda Reunidas Salobo de Vazante Gilberto Barreto e o procurador da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais, Joaquim Martins.
O fazendeiro Gilberto Barreto denunciou que a contaminação já teria causado a morte de animais. Para ele, a cidade Vazante corre perigo, e a Agência Nacional de Águas (ANA), o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e outros órgãos não estão cumprindo sua função. Além disso, o Rio Santa Catarina, que corta o município, estaria sendo assoreado por metais pesados, que estariam sendo jogados por empresas de mineração. "São 250 toneladas por dia", denunciou, de acordo com reportagem da Rádio Senado. O Rio Santa Catarina é afluente direto do Rio São Francisco, o mais importante do Nordeste do país.
O professor Antônio Barbosa declarou que, se nada for feito para resolver a situação, "em pouco tempo haverá graves conseqüências, com o aumento das cheias nos rios, o agravamento das secas, o rebaixamento das terras e o fim da pecuária e da atividade agrícola na região".
A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), presente à reunião, disse que é necessário que a mineração seja feita de forma sustentável, evitando a degradação do meio ambiente. Ela pediu mais fiscalização governamental. O presidente da CFC, senador Ney Suassuna (PMDB-PB), afirmou que os integrantes da comissão visitarão a cidade de Vazante (MG) para verificar a situação. Suassuna anunciou ainda que a CFC voltará a discutir o assunto na próxima semana.
19/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Metais pesados contaminam os principais rios do estado
Minas Gerais recebe fórum para debate sobre Sistema Nacional de Cultura
Previdência tem nova agência em Minas Gerais
FAB participa de feira de profissões em Minas Gerais
PF apreende cerca de 270 kg de maconha em Minas Gerais
Minas Gerais tem 87 municípios em estado de emergência