CFC ouvirá presidente do TCU sobre obras problemáticas
Na sua reunião desta quarta-feira (8), às 11h30, a Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) deverá realizar audiência pública com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Valmir Campelo. O presidente fará exposição sobre a atuação do tribunal e analisará relatório feito pelo órgão sobre obras irregulares.
Na segunda-feira (29), o presidente do TCU entregou relatório ao presidente do Senado, José Sarney, com o parecer de mais de 400 auditorias realizadas pelo tribunal, constatando indícios de irregularidades graves em obras que somam aproximadamente R$ 14 bilhões em dotações orçamentárias previstas para 2003.
Cópia da documentação também foi entregue ao senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, à qual compete analisar o relatório e decidir sobre o bloqueio dos recursos. Segundo Campelo, o TCU já suspendeu preventivamente um total de R$ 3 bilhões referentes às obras com problemas.
O presidente do TCU informou na ocasião que uma em cada cinco obras apresentou indícios de irregularidades consideradas -gravíssimas-. Entre os problemas identificados pelas auditorias estão superfaturamento, malversação de recursos e editais viciados.
06/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CMA ouvirá explicações de ex-presidente da Petrobras sobre compra de refinaria
Dia Mundial Sem Tabaco: saiba mais sobre as problemáticas do cigarro
CPI da Terra ouvirá presidente da UDR
Assembléia ouvirá presidente do MJDH
CPMI ouvirá presidente da Pastoral da Terra
CMO ouvirá gestores de obras com indícios de irregularidades graves apontados pelo TCU