CFC quer que ministro explique queda de receita e demissão de secretária



A Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) está agendando com o ministro Roberto Brant, da Previdência e Assistência Social, sua vinda ao Senado para explicar a demissão de Solange Paiva Vieira do comando da Secretaria da Previdência Complementar. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da comissão, senador Ney Suassuna (PMDB-PB). O convite ao ministro é resultado de requerimento do senador Jefferson Péres (PDT-AM) aprovado no final de junho.

Vários órgãos de imprensa atribuíram a demissão da secretária a posições moralizadoras por ela adotadas à frente do órgão, principalmente com relação às aplicações feitas pelos fundos de previdência ligados a empresas estatais, que atualmente respondem por grande parte do movimento das bolsas de valores do país.

Aproveitando o comparecimento do ministro à Comissão, em data ainda a ser acertada, Suassuna quer que a audiência pública sirva também de oportunidade para que o ministro explique a trajetória que vem sendo apresentada nos últimos meses pela receita da Previdência Social, com quedas acentuadas. Pretende, ainda, pedir explicações ao ministro sobre a aplicação detalhada dos recursos arrecadados pelo sistema previdenciário e sobre o comportamento do déficit do setor.

09/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias quer que ministro Mantega explique vazamento de informações da Receita Federal

Agripino quer que ministro da Justiça se explique

Álvaro Dias quer que ministro explique denúncia de fraude na Saúde

SUPLICY QUER QUE MINISTRO EXPLIQUE. VISTOS DE TRABALHO PARA ESTRANGEIROS

Secretária da Receita debaterá com senadores queda nas receitas dos municípios

Alvaro Dias quer que ex-secretária da Receita Federal seja ouvida