Agripino quer que ministro da Justiça se explique



O líder do PFL, senador José Agripino (RN) pediu que o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, compareça ao Senado para esclarecer a sua participação no episódio da invasão do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, que resultou na queda do ministro da Fazenda, Antônio Palocci. Ele explicou, no entanto, que não seria adequada a convocação pela CPI dos Bingos, para evitar as acusações de que as investigações estariam se desviando do foco.

- Ele pode vir ao Plenário, de forma respeitosa, onde faremos o questionamento que a sociedade nos pede.

Parlamentares de oposição suspeitam que o ministro da Justiça tenha sido omisso no caso, já que teria sido informado da violação por dois de seus assessores, que teriam conversado com Palocci no dia em que ela ocorreu.

Agripino também classificou como "debandada geral" a saída de oito ministros do governo Lula na última semana. Os titulares da várias pastas entregaram os cargos para disputar as eleições em outubro; mas, para o senador, haveria ainda outro motivo: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartaria facilmente os aliados quando se sente ameaçado, e os ex-ministros teriam percebido isso.

O senador acrescentou que, depois da reforma ministerial, ao presidente Lula teria restado apenas um "pilar": o ministro Márcio Thomaz Bastos.

- Mas esse pilar está trincado - concluiu.



03/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CFC quer que ministro explique queda de receita e demissão de secretária

Álvaro Dias quer que ministro explique denúncia de fraude na Saúde

SUPLICY QUER QUE MINISTRO EXPLIQUE. VISTOS DE TRABALHO PARA ESTRANGEIROS

Alvaro Dias quer que ministro Mantega explique vazamento de informações da Receita Federal

Agripino quer que Conselho Nacional de Justiça discipline atuação da PF

CDH quer mutirões carcerários e reunião com ministro da Justiça