CFC vai debater com autoridades o desastre ambiental em Minas Gerais
O processo de contaminação de águas e de desertificação registrado na região de Vazante, no estado de Minas Gerais, será discutido em audiência pública da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), às 10h de quarta-feira (19). A iniciativa para a realização do debate foi do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que é presidente da comissão.
Segundo o requerimento apresentado por Suassuna e aprovado em reunião da CFC realizada no último dia 5, o desastre ambiental ocorreu em função da exploração subterrânea de zinco no local. Com a audiência, o senador pretende fornecer aos integrantes da comissão elementos para avaliar a dimensão do problema e as "providências cabíveis" que poderão ser adotadas.
Entre os convidados para a audiência estão o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Luiz Barroso Barros; o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Antonio Cedraz Nery; o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Jerson Kelman; o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, Ilmar Bastos; o proprietário das Fazendas Reunidas Salobo de Vazante, Gilberto Mach Barreto; e o especialista em Hidrogeologia Antonio Roberto Barbosa de Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.
17/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Educação ambiental é tema de oficina para assentados de Minas Gerais
CFC discutirá desastre ambiental ocorrido em Vazante (MG)
SUBCOMISSÃO REÚNE-SE NA SEGUNDA PARA ANALISAR DESASTRE AMBIENTAL
CÂNDIDO E LESSA ELEITOS PARA SUBCOMISSÃO SOBRE DESASTRE AMBIENTAL
A pedido de senadores, Dilma determina solução para desastre ambiental em Santo Amaro
Previdência tem nova agência em Minas Gerais