CGU capacita servidores de auditorias internas de entidades federais



A Controladoria-Geral da União (CGU) promoveu na manhã desta quinta-feira (13), em Brasília, a cerimônia de lançamento do curso a distância “Controle e Auditoria Interna”, destinado a servidores da Administração Pública Federal, no âmbito do Programa de Orientação e Capacitação dos Gestores Públicos Federais (Capacita).

Na primeira fase, o curso será oferecido a 102 servidores das auditorias internas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Conselho Nacional do Ministério Público (CNJ), Conselho Nacional de Justiça (CNMP) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na sequência, a capacitação será ampliada para as entidades que demonstrarem interesse, entre os mais de 300 órgãos da administração indireta que possuem auditoria interna.

O curso começa nesta quinta-feira e tem previsão de carga horária de 50 horas. Os conteúdos abordados são: Fundamentos de Controle e Auditoria; Controles Internos Administrativos, Auditoria Interna e Normas Internacionais; Planejamento das Ações de Controle; Técnicas, Supervisão e Execução das Ações de Controle; e Papéis de Trabalho e Monitoramento. Uma nova turma destinada aos servidores das auditorias do Ministério da Educação (MEC) está prevista para fevereiro de 2012, quando devem ser capacitados outros 200 servidores.

Outra iniciativa da CGU em ensino a distância é o curso “Controles aplicados à Gestão”, que será ofertado, a partir de 2012, para gestores públicos federais. Ainda em 2011, uma turma piloto irá testar o conteúdo de 60 horas que tratará de controles internos administrativos, licitações e contratos, transferências voluntárias, pessoal e avaliação de resultados. A proposta é conscientizar e capacitar os gestores públicos de seu papel nos controles primários e possibilitar mais um espaço de discussão e contato com a Controladoria.


Capacita

Além dos cursos à distância, o Programa de Orientação e Capacitação dos Gestores Públicos Federais (Capacita), instituído pela Portaria CGU n.º 1965/2010, também oferece capacitações presenciais. No período de janeiro de 2009 até agosto de 2011 foram capacitados cerca de 20 mil servidores públicos federais, que participaram de treinamentos em diversas áreas, com destaque para os temas de Controles Internos e Auditoria Interna (12.360) e Transferências Voluntárias e Siconv (2.313 servidores).

O Capacita tem como objetivos fortalecer o controle preventivo e valorizar as iniciativas de interação com os gestores públicos federais, por meio da oferta contínua de orientações e capacitações de acordo com as necessidades e temas de interesse relacionados com a área de atuação do Controle Interno, promovendo, assim, a melhoria da gestão dos recursos públicos.


Fonte:
Controladoria-Geral da União



13/10/2011 11:08


Artigos Relacionados


Projeto Esplanada Sustentável capacita servidores federais

Prefeitos eleitos vão ser alvos de campanha pela criação de auditorias internas nos municípios

Programa Vivaleite capacita novas e antigas entidades cadastradas

CGU capacita servidores de dez prefeituras do Pará

CGU capacita gestores federais para controle preventivo de desvio de recurso público

Planejamento capacita servidores sobre o uso do Siconv