Cheque especial



O cheque especial é uma operação de crédito oferecida pelos bancos para cobrir cheques e outros tipos de pagamentos que ultrapassem o valor existente na conta. O produto fica vinculado à conta corrente e os recursos são disponibilizados automaticamente, conforme a necessidade do cliente.

Os bancos cobram juros e encargos cada vez que os recursos são utilizados. Na maior parte das instituições financeiras, esse valor é descontado uma vez por mês, em data de vencimento predeterminada. No entanto, alguns bancos já permitem o pagamento do cheque especial em parcelas, como acontece nos empréstimos comuns.

O limite do cheque especial, ou seja, o valor total da linha de crédito é negociado entre o banco e o cliente, sendo levada em conta principalmente a renda do cliente. Toda vez que se tira um extrato bancário, por exemplo, é possível visualizar o saldo em conta corrente mais o valor extra do cheque especial.

As taxas de juros mensais cobradas pelos bancos para o cheque especial para pessoa física estão disponíveis no site do Banco Central.

Fonte:
Banco Central do Brasil

 



27/01/2012 15:05


Artigos Relacionados


Sobem juros do cheque especial em novembro

Juro do cheque especial sobe em agosto

Sobem taxas de empréstimo e cheque especial

Juros do cheque especial sobem para 185% ao ano no mês de março

Juros do cheque especial sobem para 188% ao ano em julho

Taxa de juros do cheque especial sobe para 172,6% ao ano