Chesf faz 65 anos e é homenageada pelo Senado



A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) comemora em 2013 os 65 anos do início de suas atividades. Para homenagear a companhia, responsável por 14 hidrelétricas, a maioria localizada no Rio São Francisco, o Senado realizou uma sessão especial nesta segunda-feira (13). A homenagem foi solicitada pelos senadores Lídice da Mata (BA) e Antônio Carlos Valadares (SE), ambos do PSB.

Lídice, que conduziu a sessão, ressaltou que a Chesf "consolidou-se, ao longo de sua existência, como uma empresa propulsora de desenvolvimento socioeconômico no Nordeste". Ela destacou que a companhia atende a cerca de 45 milhões de nordestinos e que, por meio do mercado atacadista de energia, vende energia elétrica para todas as regiões do país.

O diretor-presidente da Chesf, João Bosco Almeida, afirmou que a companhia "é a mais importante empresa do Nordeste e a que mais se identifica com a região". Também disse que a empresa, inicialmente restrita ao Nordeste, tornou-se um importante agente de geração e transmissão de energia do sistema elétrico nacional.

Almeida destacou ainda a importância da companhia para a redução dos preços das tarifas. Segundo ele, 66% de toda a energia utilizada pelo governo para reduzir os preços da energia elétrica em todo o país é gerada e entregue pela Chesf.

– Devemos nos orgulhar disso. É o Nordeste ajudando o Brasil – frisou.

De acordo com dados fornecidos pela Chesf, a capacidada instalada de geração da companhia é de 10.615 MW e a produção de energia é de 48.662 GWh. A empresa possui cerca de 5,7 mil empregados.

Além da importância para a economia do Nordeste, Lídice da Mata lembrou que a Chesf é responsável por vários programas sociais – inclusive de assentamentos rurais e de ajuda à implantação de programas de economia solidária – e culturais. A senadora chegou a afirmar que, em termos de patrocínio estatal, o Nordeste "só tem a Chesf para patrocinar a cultura na região".

Reivindicação baiana

Ao ressaltar que a Bahia é tanto o principal produtor da energia explorada pela Chesf como o principal consumidor da energia produzida por essa companhia, Lídice sugeriu que a sede da empresa – em Recife – fosse transferida para seu estado.

– A Bahia reivindica ser o principal estado de investimento da Chesf em todas as áreas e em todos os níveis – declarou ela.

Novos investimentos

O diretor-presidente da Chesf anunciou que a primeira planta eólica da companhia, em parceria com o setor privado, deve entrar em operação até o final do ano. João Bosco Almeida informou ainda que deve ser iniciada em junho a construção da primeira planta solar.

– Está na força dos ventos e do sol a energia a ser transformada em eletricidade no Nordeste do país – disse.

Também participaram da cerimônia, entre outros, o senador João Durval (PDT-BA); o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto; e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério das Minas e Energia, Altino Ventura Filho.



13/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


MULHER SERÁ HOMENAGEADA AMANHÃ (DIA 10) PELO SENADO

Rede União de Rádio e Televisão é homenageada pelo Senado

Embrapa é homenageada por aniversário de 40 anos

JOEL DE HOLLANDA LEMBRA OS 50 ANOS DA CHESF

PM Ivanilda é homenageada por salvar criança de seis anos

Igreja Presbiteriana do Brasil é homenageada em Plenário por seus 150 anos