Chineses podem participar de leilões de energia no Brasil em 2011, diz Aneel



Especialista na transmissão de energia elétrica em larga escala, a estatal chinesa State Grid poderá participar de leilões públicos a partir do ano que vem. A expectativa é do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner. Ele viaja nesta quarta-feira (6) à China para conhecer as formas de transmissão de energia usadas naquele país.

“Enquanto os padrões brasileiros trabalham na faixa de 500 quilovolt (kV), os chineses já estão trabalhando com padrões entre 800 kV e 1.000 kV. Só eles têm isso no mundo”, disse Hübner nesta quarta-feira, após participar da assinatura de contratos de linhas de transmissão.

Segundo ele, os chineses têm demonstrado interesse no Brasil. “Não acredito que eles entrem nas disputas dos leilões deste ano. Mas já há interesse em participar dos previstos para 2011, motivados pela necessidade de expansão [da demanda por energia] no Brasil, por causa do crescimento previsto para os próximos anos.”

Hübner acrescentou que a estatal chinesa tem condições de financiar os próprios investimentos no Brasil. “Mas é bem provável que elas utilizem também os financiamentos do [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social] BNDES”, avalia.


Fonte:
Agência Brasil



06/10/2010 17:49


Artigos Relacionados


Aneel delega à CCEE a realização de dois leilões de energia

Chineses podem investir em projetos de infraestrutura e energia no País

Empreendedores terão prazo maior para se cadastrar nos leilões de energia de 2011

Aneel marca leilões para contratação de energia e fontes renováveis para agosto

Alunos de todo o Brasil podem participar de desafio na Unicamp

Minas e Energia altera as datas dos leilões de energia A-3 e A-5